Com a realização de um Grande Expediente Especial na última quinta, a Alepe homenageou dez personalidades que prestaram serviços relevantes ao Estado de Pernambuco com a Medalha Joaquim Nabuco, Classe Ouro. A comenda foi concedida no ano da comemoração dos 175 anos de nascimento do patrono do legislativo pernambucano, que teve uma história marcada pelos seus ideais libertários e humanistas.
Coube ao presidente da Casa, deputado Álvaro Porto, do PSDB, realizar a entrega das medalhas às personalidades. “A todos vocês, nossa gratidão, reconhecimento e aplauso pelo empenho, brilhante trabalho e êxito nas suas respectivas trajetórias. Que toda a sociedade possa conhecer e reconhecer cada vez mais a importância de Joaquim Nabuco para esta Casa e para a nossa história. Que a luta pela justiça social que guiou a trajetória de Nabuco continue a inspirar os nossos mandatos e também o trabalho de cada um dos agraciados na suas áreas de atuação.”
Receberam a medalha os empresários Nelson Bezerra da Silva e José de Almeida Cordeiro, o economista Ricardo Essinger, o engenheiro Gustavo Dubeux, os ex-deputados e ex-conselheiros do Tribunal de Contas, Carlos Porto e Teresa Duere, o defensor público Henrique Seixas, o médico Eduardo Jorge da Fonseca Lima e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Paes Barreto, também agraciado, fez o agradecimento em nome do grupo:
“Que a luta pela justiça social que guiou a trajetória de Joaquim Nabuco continue a nos inspirar e que o trabalho de cada um dos agraciados em suas respectivas áreas de atuação possa trazer medidas e investimentos estruturantes e inclusivos para Pernambuco.”
Ainda durante a solenidade, o desembargador Bartolomeu Bueno, presidente da Comissão de Direitos Humanos do TJPE, entregou uma medalha comemorativa dos 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos ao presidente da Alepe, Álvaro Porto.
Também estiveram presentes os deputados Júnior Matuto, do PSB, Rosa Amorim, do PT, Henrique Queiroz Filho e Kaio Maniçoba, ambos do PP, e João Paulo Costa, do PCdoB.