O deputado André Ferreira, do PMDB, criticou, nesta quarta (25 de março), o atendimento por telefone do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife. Segundo o parlamentar, a diretoria da instituição decidiu agendar consultas exclusivamente por contato telefônico, mas não reforçou o quadro de atendentes para suprir a demanda. De acordo com o deputado, oito pessoas fazem o atendimento atualmente.
André Ferreira afirmou ter sido procurado por diversos pacientes insatisfeitos com o serviço. Ele ressaltou que tentou contato com o hospital nas últimas duas semanas, em diferentes horários, mas só encontrou a linha telefônica ocupada. Ele pediu aos integrantes da Comissão de Saúde que abordem o tema com o secretário José Iran Costa Júnior, responsável pela área.
Em aparte, o líder da Oposição, Sílvio Costa Filho, do PTB, cobrou posicionamento do Governo sobre o assunto. Já o líder da base aliada, Waldemar Borges, do PSB, lembrou que Pernambuco tem a segunda maior rede hospitalar pública do Brasil e destacou avanços importantes no setor.
Professor Lupércio, do Solidariedade, manifestou apoio ao pronunciamento de André Ferreira. Romário Dias, do PTB, afirmou que os problemas vão muito além do atendimento telefônico. Simone Santana, do PSB, defendeu que a área da saúde deve ser observada em sua complexidade. Já os deputados Dr. Valdi, do PP, e Ricardo Costa, do PMDB, apontaram o sucateamento do SUS. (J.G.)