
TRADIÇÃO – Apresentações e exibição de vídeo institucional marcaram a homenagem. Foto: Roberto Soeres
A Alepe realizou na noite de segunda (13) uma solenidade em homenagem aos 30 anos da Associação Cultural da Pedra do Reino, responsável pela festa que acontece no município de São José do Belmonte (Sertão Central). A cerimônia foi proposta pelo deputado Luciano Duque (Solidariedade) e reuniu autoridades, artistas e representantes da cultura popular para celebrar a trajetória da entidade, que se destaca pela preservação das tradições sertanejas e da literatura de cordel no estado.
Ao reconhecer a relevância histórica, cultural e social da Cavalgada à Pedra do Reino, a homenagem destacou sua contribuição para a manutenção das tradições do Nordeste.
A deputada Socorro Pimentel (União), expressou sua satisfação em presidir a solenidade e elogiou a iniciativa de Luciano Duque. “Parabenizo o deputado pela sensibilidade e justa homenagem a uma entidade que tanto contribui para a preservação da nossa identidade cultural e da nossa memória coletiva”, declarou.
Cavalgada
Inspirada na obra-prima “Romance d’A Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna, a Cavalgada celebra a tradição e a identidade do povo pernambucano. Com uma programação rica e diversificada, o evento oferece palestras, feiras culturais, danças tradicionais – como o Reisado e o São Gonçalo –, além de apresentações de bandas de pífanos e marciais.
Autor da proposta, Luciano Duque reconheceu a importância histórica da instituição e celebrou o legado e a força simbólica do sertão. “Que venham mais 30, 60, 100 anos de Associação da Pedra do Reino, com mais festa. Que o Sertão siga fazendo da sua dor um romance, da lenda uma bandeira e da fé, uma festa, onde todos são reis. Viva a Pedra do Reino!”, proferiu.
Agradecimentos

MESA – Solenidade reuniu autoridades e expoentes da cultura popular pernambucana. Foto: Roberto Soares
“Este reconhecimento público, nesta Casa Legislativa que representa o povo pernambucano, nos inspira a continuar e a sonhar com mais anos de história, agradeceu Izabella Ribeiro, representante da instituição. “Que este momento também sirva para reafirmar nosso compromisso com a educação, a cidadania e o fortalecimento das raízes culturais do nosso estado”, prosseguiu.
A solenidade contou com a entrada triunfal da Corte Real da Pedra do Reino e a exibição de um vídeo institucional que celebrou a trajetória da associação. Durante a cerimônia, uma placa comemorativa foi entregue a Izabella Ribeiro e Vinicius Marques, enquanto outra, em memória de Ernesto Sávio (fundador da Festa), foi entregue a Edísio Lopes de Carvalho, irmão do homenageado.
A noite também ganhou destaque com as apresentações de José Aílton da Silva dos Santos, criança que interpretou o canto sebastianista, e do cantor Alcymar Monteiro.