O deputado Doriel Barros, do PT, destacou a entrega de sistemas de dessalinização nos municípios de Águas Belas, Iati e Itaíba, no Agreste Meridional, na última semana. A iniciativa é do Programa Água Doce, do Governo Federal, em parceria com a gestão estadual. O parlamentar frisou também a necessidade de conclusão da adutora de Águas Belas. “Está muito perto de a gente comemorar essa libertação, e é resultado inclusive também de um recurso do presidente Lula, em parceria com o Governo Estadual, que é das adutoras que estão sendo construídas em Pernambuco, para justamente a gente fazer com que a água chegue para as pessoas que precisam, ter água na torneira, água na sua casa.”
O deputado ainda comentou uma viagem a Mendoza, na Argentina, com uma delegação do Governo do Estado, para visitar a região produtora de vinhos. Ele enfatizou o potencial pernambucano para explorar o setor.
Débora Almeida, do PSDB, celebrou o lançamento de um programa para regularizar imóveis sem registro de posse, na cidade de São Bento do Una, no Agreste Central. A ação de reabilitação fundiária e melhoria habitacional será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e pela Companhia Estadual de Habitação e Obras. Segundo a parlamentar, mais de 700 famílias devem ser beneficiadas. “São ações concretas e palpáveis que mudam vidas e fortalecem o nosso compromisso com o desenvolvimento no interior do estado de Pernambuco.”
Mário Ricardo, do Republicanos, defendeu a suspensão imediata do leilão de diversos imóveis comerciais e residenciais localizados na região central do município de Tamandaré, na Mata Sul. Segundo o parlamentar, a venda dos imóveis está sendo promovida pela Perpart, órgão do Governo do Estado. O deputado defendeu a transferência da titularidade dos terrenos para o município, e alertou sobre a iminência de protestos por conta do leilão. A área teria sido doada pela Aeronáutica ao Estado, para que fosse promovida a ocupação regular dos moradores, pela antiga Cohab.
“Parte dos lotes da Cohab se transformou em um centro comercial, sem perder suas características habitacionais. A notícias do leilão foi recebida com surpresa e está gerando uma onda de revolta dos moradores e comerciantes, que construíram seus comércios há mais de 35 anos.”
O projeto que derruba a cláusula de barreira nos editais de concursos da segurança pública foi abordado pela deputada Delegada Gleide Ângelo, do PSB. Ela afirmou que a matéria deve ser votada pelo Plenário da Alepe nesta terça, e pediu apoio aos demais parlamentares. “A gente precisa amanhã derrubar essa cláusula de barreira porque a gente vai dar condições ao Governo do Estado, não de obrigar a chamar, mas de ter a possibilidade de chamar na necessidade e eu já adianto que tem necessidade. Alguém já viu segurança pública sem policiais? Eu nunca vi.”
João Paulo, do PT, criticou a gestão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs novas tarifas a mais de 180 países, na última semana. Para o parlamentar, o planeta ingressa numa nova ordem mundial, orientada à extrema direita, que representa o retorno a um mundo governado pela força bruta e a chantagem econômica. Ele alertou para a situação do Brasil nesse cenário. “Ainda que o impacto imediato das tarifas seja de 10% sobre nossos produtos, o chamado piso, não podemos nos iludir. [39:01-39:16] No longo prazo, o risco é sermos empurrados à irrelevância como fornecedores secundários, num mundo fragmentado e hostil à cooperação internacional.”
João Paulo ainda criticou forças políticas brasileiras que, segundo ele, ecoam o discurso trumpista, o que exige resistência dos demais.