
TRABALHO SOCIAL – Homenageada nasceu no interior do Ceará e tem histórico de lutas pelo acesso universal à saúde. Foto: Giovanni Costa.
Nascida no município de Boa Viagem (CE), a professora Maria Soares Albuquerque, conhecida por todos como Irmã Lucimar, recebeu o título de cidadã pernambucana, nesta quarta (5). A homenagem deve-se à trajetória de lutas da religiosa, bem como à sua dedicação pela garantia de acesso democratizado à saúde. A entrega do título foi originalmente proposta pela ex-deputada e atual vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, e incorporada pelo deputado Antônio Moraes (PP).
“Nada mais justo do que a concessão do título de cidadã pernambucana à Irmã Lucimar. Assumimos com muita satisfação a honra de realizar essa entrega, sabemos que Deus continuará a lhe abençoar nesta jornada de ajuda aos mais necessitados aqui no estado de Pernambuco”, disse o deputado Antônio Moraes, que também presidiu a solenidade.

INSPIRAÇÃO – Irmã Lucimar ressaltou força e coragem dos pernambucanos. Foto: Giovanni Costa.
“Pernambuco, para mim, é o meu estado. Desde que cheguei aqui, me sinto uma pessoa muito feliz, principalmente pelo trabalho e apoio que tenho recebido. Eu só tenho muito a agradecer, a minha história de vida sempre foi e sempre vai ser voltada para atender os mais necessitados, me inspirando na força e coragem dos pernambucanos”, celebrou a professora.
Em mensagem gravada, exibida durante o evento, Priscila Krause ressaltou a importância do trabalho social realizado pela Irmã Lucimar. “Enquanto deputada, tive a honra de apresentar o título de cidadã pernambucana para a irmã Lucimar. Agradeço ao deputado Antônio Moraes pela generosidade de fazer essa entrega em meu nome. Ela tem uma história dedicada ao outro, representando muito bem o sentido do evangelho, e que sempre se dedicou a sua formação religiosa”.
Entre os convidados presentes, marcaram presença o gestor executivo do Pronto Socorro Universitário da Universidade de Pernambuco (Procape/UPE), Ricardo de Carvalho; e a fundadora e coordenadora do voluntariado do Procape, Iolanda Chaves. A reunião contou ainda com a apresentação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por colaboradores da Alepe.
Trajetória – Irmã Lucimar, desde muito nova, expressou o interesse em seguir a vida religiosa. Mudando do interior do Ceará, onde nasceu, Maria Soares mudou-se para a capital para concluir o Ensino Médio. Ingressando na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paula, realizou o desejo de servir a uma ordem religiosa.
Formada em enfermagem, foi transferida no meio do curso para o Recife, onde completou seus estudos na Faculdade Nossa Senhora das Graças. Diante do grande destaque de atuação, foi contratada como enfermeira pelo hospital da instituição, e logo convidada para assumir um cargo de docência no curso de enfermagem na Universidade de Pernambuco.