Greve nas universidades e apelo por melhorias em estradas são destaques no Plenário

Em 29/05/2024
-A A+

A postura do Governo Federal diante da greve dos professores das universidades e institutos federais, iniciada há mais de 70 dias, foi abordada na reunião plenária da Alepe, nesta quarta. O deputado Renato Antunes, do PL, acredita que a continuidade do movimento, por tantos dias, demonstra a falta de uma política adequada do Governo Federal para a educação. Ele também criticou os parlamentares petistas por não abordarem o tema na tribuna. “Na contramão de um governo que sempre foi pró-sindicatos, virando as costas para os sindicatos. E o que a gente vê hoje infelizmente é uma política desastrosa de educação, e a gente vê professores hoje desestimulados, com aumento zero em 2024.”

As más condições das estradas de Pernambuco foram repercutidas pelo deputado Luciano Duque, do Solidariedade. Ele relatou que insiste no tema porque recebe apelos constantes da população do Interior. “Sabemos que a conservação e reparação das nossas estradas é um trabalho permanente, que requer investimentos e manutenção constantes. Mas peço aqui, mais uma vez, a ajuda do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Carvalho Bezerra; do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Rodrigues de Melo Filho, e da governadora Raquel Lyra, para que se agilize a melhoria das estradas pernambucanas.”

Entre as rodovias que precisam de reparos, o parlamentar apontou a PE-200, que liga a PE-197 ao distrito de Mutuca, em Pesqueira; e o trecho da PE-430 que liga o distrito de Bom Nome, em São José de Belmonte, até a BR-116.

Pastor Cleiton Collins, do PP, destacou os dois anos das fortes chuvas na Região Metropolitana do Recife que deixaram 133 mortos em 2022. O deputado questionou a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes sobre a falta de apoio às famílias atingidas e a ausência de investimentos em obras estruturantes.

O Clipe, Circuito Literário de Pernambuco, foi alvo de críticas do deputado Waldemar Borges, do PSB. Ele reforçou o questionamento sobre a exclusividade do uso do Bônus Livro no evento. O benefício é destinado à compra de livros por professores e servidores da Secretaria de Educação do Estado. Ele também criticou a antecipação da última etapa do circuito, iniciada na última terça, bem como o local escolhido, o Parque de Exposições do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife.  

O deputado João Paulo, do PT, abordou a relevância do marxismo-leninismo para a luta contra o capitalismo. Para o parlamentar, as teorias permitem compreender atuais problemas econômicos, políticos e sociais, bem como a existência de um sistema de exploração e desigualdade. Ele enalteceu as contribuições possíveis do marxismo-leninismo para mudanças na sociedade, por meio da criação de leis e reformas que promovam direitos sociais e melhores salários.

Antônio Moraes, do PP, parabenizou as forças policiais de Pernambuco e da Paraíba pela operação conjunta realizada no último fim de semana. O parlamentar destacou o cumprimento de 21 mandados de prisão, apreensão de armas e de drogas e avaliou que a ação trouxe mais tranquilidade para a população, principalmente a da zona rural. “Aquela fronteira ali da Paraíba com Pernambuco, o município de Goiana, Camutanga e Itambé estavam com uma onda de assaltos grande à propriedade e também relativos ao tráfico de drogas. É sabido hoje que nós temos no estado vizinho da Paraíba o PCC atuando fortemente e essa operação foi importante para desmantelar aquele aparelho criminoso.”

João de Nadegi, do PV, informou sobre a realização de concursos públicos do município de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife. O deputado convocou interessados a participar do certame para a Guarda Municipal, que está com inscrições abertas até 5 de junho. Ainda de acordo com João de Nadegi, a Prefeitura de Camaragibe vai abrir concurso também para professores.

A melhora nos índices de alfabetização de crianças pernambucanas, revelada em levantamento divulgado pelo Governo Federal, repercutiu na fala do deputado Jarbas Filho, do MDB. Os indicadores apontam que 59% dos alunos até o segundo ano do Fundamental estão alfabetizados no Estado, contra 45% em 2019. O parlamentar destacou que onze cidades já atingiram a meta fixada pelo Ministério da Educação para 2030, que é de alfabetizar 80% dos alunos na idade certa. Jarbas Filho também comemorou o acordo salarial firmado entre professores da rede estadual e o Governo de Pernambuco. “Será pago a partir do mês de junho. Os reajustes vão de 3,62%, chegando a até 15%. Em alguns casos, podendo chegar a 20%.  E não só os professores, mas os assistentes e analistas da educação também vão ganhar aumento nos salários.”

João Paulo Costa, do PCdoB, relatou participação na 25ª Marcha dos Prefeitos, realizada em Brasília. Ele destacou ações em apoio às administrações das cidades pernambucanas, como recursos destinados a serviços diversos em Agrestina, no Agreste Central; Cabrobó, no  Sertão do São Francisco, e Calumbi, no Sertão do Pajeú. O parlamentar informou, ainda, que vai visitar a Assembleia Legislativa do Ceará para conhecer a unidade do Procon que funciona dentro da instituição. O objetivo é replicar a iniciativa na sede do Legislativo pernambucano.

A apreciação de vetos presidenciais em sessão conjunta da Câmara e do Senado, na última terça, foi tema de pronunciamento do deputado Coronel Alberto Feitosa, do PL. Na avaliação do parlamentar, o Governo  Lula decresce em popularidade e também no apoio do Congresso Nacional. Ele comemorou a derrubada do veto ao projeto que impõe restrições às chamadas saidinhas de presos. Também considerou uma vitória a manutenção do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro a crimes previstos na Lei de Defesa do Estado Democrático de Direito, como a divulgação de fake news em campanhas eleitorais. “Estamos hoje aqui comemorando a manutenção do veto 46, de 2021, por 317 a 139 votos, que permite a nós, políticos, ao povo em geral, e principalmente à imprensa brasileira a fazer seu trabalho.”

Joel da Harpa, do PL, parabenizou a Defensoria Pública de Pernambuco pela implantação de um núcleo especial para a defesa de policiais e bombeiros militares. “Eu sempre digo que o policial, ao estar atuando nas ruas, ele não representa ele como pessoa física, mas ali está a representatividade direta do Poder Público, do Estado de Pernambuco.” Joel da Harpa também considerou que a Câmara Federal fez justiça à vontade do povo brasileiro ao derrubar o veto do presidente Lula ao projeto de lei que restringe as saídas temporárias dos presos.