Cerimônia confirma eleitos para Alepe, Governo do Estado e Congresso Nacional

Em 20/12/2022 - 07:12
-A A+

CONFIRMAÇÃODiplomação de parlamentares, governadora e vice pelo TRE-PE conclui processo eleitoral de 2022. Foto: Roberta Guimarães

Os 49 deputados e deputadas estaduais que vão atuar na Alepe a partir de 2023 foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) em solenidade no Teatro Guararapes, em Olinda (Região Metropolitana do Recife), nesta segunda (19). Também a governadora eleita, Raquel Lyra, a vice-governadora e atual deputada, Priscila Krause (Cidadania), a futura senadora e hoje deputada, Teresa Leitão (PT), bem como os 25 parlamentares federais de Pernambuco participaram da cerimônia que oficializou o encerramento do processo eleitoral deste ano.

Entregues pela Justiça Eleitoral, os diplomas representam a confirmação da vitória do candidato no pleito de outubro e certificam que os escolhidos pelo voto estão aptos a tomar posse nos cargos. Pouco antes da cerimônia, o TRE-PE realizou uma nova totalização dos votos para a Assembleia Legislativa. Com a medida, Lula Cabral (Solidariedade) foi diplomado deputado estadual eleito no lugar de Diogo Moraes, que ficou como primeiro suplente do PSB. 

A ação foi determinada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski, que modificou os termos do julgamento do TRE-PE que havia indeferido, em setembro, o registro da candidatura de Cabral. O político recebeu 34.798 votos nas eleições deste ano.

Veja também:  Como ficará a composição da Alepe em 2023

Presidente do TRE-PE, o desembargador André Guimarães ressaltou a atuação do Judiciário para enfrentar ameaças ao regime democrático de Direito e os ataques ao sistema eleitoral. “Nossa democracia saiu ainda mais fortalecida e, por consequência, a Justiça Eleitoral mostrou-se um suporte indispensável para a manutenção do regime”, disse.

Ele ainda ressaltou o fato inédito das eleições majoritárias em Pernambuco terem resultado na escolha de mulheres para o Governo do Estado e o Senado Federal. “Nosso povo, pela primeira vez, confiou na força e na tenacidade femininas. O exemplo encoraja as mulheres a preencherem cada vez mais o espaço que merecem ocupar nas esferas de poder”, concluiu Guimarães.

Executivo

GOVERNO – “Destaco meu total respeito às instituições, que precisam estar cada vez mais fortalecidas no Estado Democrático de Direito”, afirmou Raquel Lyra. Foto: Roberta Guimarães

A cerimônia começou com as diplomações da governadora eleita Raquel Lyra e da vice Priscila Krause. Em seguida, o título foi entregue à deputada estadual Teresa Leitão, primeira senadora eleita por Pernambuco, assim como ao primeiro e ao segundo suplentes – Silvio Costa (Republicanos) e Francisco Alexandre (PT), respectivamente. Na sequência, um a um, foram chamados os 25 deputados federais e os 49 estaduais.

Ao discursar, Lyra salientou que o Governo será “de todas as mulheres guerreiras de Pernambuco” e comprometeu-se a defender a democracia no Estado e no Brasil. “Para trilhar um novo caminho, iniciar um novo ciclo de desenvolvimento e resgatar nossa liderança, precisamos, como nunca, dos representantes eleitos na Câmara dos Deputados, na Assembleia Legislativa e no Senado Federal. Destaco o papel do Legislativo e meu total respeito ao Judiciário e demais instituições, que precisam estar cada vez mais fortalecidas no Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Na mesma linha, Priscila Krause afirmou que o Executivo terá uma relação de “construção e parceria” com os demais poderes e instituições, especialmente o Legislativo. “Ninguém faz nada sozinho. E a Assembleia, da qual faço parte, é a representação legítima do povo de Pernambuco”, pontuou a futura vice-governadora.

A posse de Lyra ocorrerá em 1º de janeiro de 2023, em uma Sessão Legislativa Extraordinária da Assembleia. Já os parlamentares iniciam o exercício dos mandatos em 1º de fevereiro do próximo ano, após a instalação da 20ª Legislatura. Como estabelece o Regimento Interno, no primeiro dia útil após isso, a Casa se reunirá novamente para definir os membros da Mesa Diretora – órgão responsável por gerir a instituição, tanto nos trabalhos legislativos como nos administrativos.

Legislativo

SENADO – Teresa Leitão frisou a experiência adquirida no Parlamento Estadual: “Será muito útil”. Foto: Roberta Guimarães

Após cinco mandatos na Alepe, a futura senadora Teresa Leitão frisou a experiência adquirida ao longo da trajetória no Parlamento Estadual. “É uma Casa de diversidade. Tivemos muito tempo de convivência e experiência: foram vários projetos analisados, debates políticos muito bons e a própria presença nas comissões parlamentares. Isso tudo será extremamente útil pra mim quando chegar a Brasília”, observou a petista.

Para o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), atuar na Casa por quatro mandatos e chefiar o Poder desde agosto de 2018 foi uma “oportunidade de aproximar a Assembleia, cada vez mais, da população e das instituições”. “Juntos pudemos dar uma colaboração importante num momento difícil, que foi o da pandemia, tomando decisões que viessem a salvar vidas”, pontuou. O parlamentar, que, desta vez, foi diplomado para exercer o cargo de deputado federal a partir do ano que vem, destacou ainda ações de comunicação e da Escola do Legislativo.

Durante a cerimônia, ainda foram entregues certificados aos sete eleitos para o Conselho Distrital de Fernando de Noronha. 

Veja a cerimônia de diplomação na íntegra: