
PAUTAS – João Paulo Costa defendeu continuidade de eventos privados e salientou papel dos esportes na inclusão social. Foto: Evane Manço
Na última reunião do ano, realizada nesta terça (14), a Comissão de Esporte e Lazer acatou dez projetos de lei (PLs) que autorizam o Governo de Pernambuco a ceder imóveis, com encargo, para a instalação de equipamentos públicos no Interior. Com prazo de dez anos, as destinações incluem escolas, parques e centros esportivos. Durante a videoconferência, também foi feito um balanço das atividades do colegiado ao longo de 2021.
Presidente do grupo parlamentar, o deputado João Paulo Costa (Avante) destacou a aprovação, em 11 reuniões, de 14 projetos do Poder Executivo e de outros 35 de autoria de deputados da Alepe. Também enfatizou a realização de três audiências públicas, que trataram das dificuldades enfrentadas por times de futebol na pandemia, da situação do Parque Memorial Arcoverde e, mais recentemente, da volta das torcidas organizadas aos estádios pernambucanos.
De acordo com o parlamentar, a Comissão atuou em prol da reabertura do setor de eventos, um dos mais afetados economicamente pela crise sanitária. “Sou a favor da continuidade das atividades privadas, as quais têm permitido aos trabalhadores voltar a levar o sustento para casa. O segmento vem adotando todos os cuidados e seguindo protocolos, como uso de máscara e álcool em gel”, agregou. Costa ainda frisou que o colegiado “tem contribuído muito para todas as modalidades esportivas”. “O esporte é uma forma de inclusão social que assegura às pessoas um futuro melhor”, acredita.
Agreste
Um dos projetos acatados nesta terça prevê a cessão ao município de Bonito (Agreste Central) do uso de um imóvel na Vila Cohab, onde funcionará um centro de esportes, saúde e educação. Uma área da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) no centro de Águas Belas (Agreste Meridional), por sua vez, será cedida para instalação do Colégio Municipal Gerson de Albuquerque, do Ginásio Municipal Poliesportivo e da Escola Municipal Leonízio Duarte.
Já a cidade de Bom Conselho poderá receber um imóvel localizado no Km 45 da PE-218, onde fica o Parque de Exposições Doutor Delamário Borba, para a instalação da sede da Secretaria de Agricultura e de um parque. E Garanhuns (Agreste Meridional) será contemplada com áreas nos bairros de Aloísio Pinto, para construção de um centro esportivo e a ampliação do Cemitério São Miguel; e de São José, visando ao funcionamento do Museu do Festival de Inverno de Garanhuns.
Sertão

INTERIOR – Para Henrique Queiroz Filho, projetos de doação de imóveis para a instalação de equipamentos públicos “vão melhorar a vida do povo”. Foto: Evane Manço
Os parlamentares ainda deram autorização para que o município de Floresta (Sertão de Itaparica) possa receber do Estado um imóvel na Praça Major João Novaes, que sediará a Secretaria de Educação, um espaço cultural e um museu. Outra área central, em Afogados da Ingazeira (Sertão do Pajeú), será destinada à Floresta Urbana de Caatinga, um parque de visitação.
Por meio de dois outros projetos, Sertânia (Sertão do Moxotó) deve instalar parque, feira de animais e sede administrativa de órgãos municipais na PE-280, bem como uma escola agrícola e um campo de futebol em espaço situado na Fazenda Sussuarana.
Zona da Mata
Em Belém de Maria (Mata Sul), uma Academia da Cidade deverá funcionar junto ao Conjunto Habitacional Eduardo Campos, no bairro da Batateira. “São projetos que vão facilitar e melhorar a vida do povo pernambucano”, resumiu o deputado Henrique Queiroz Filho (PL), que relatou essa e outras quatro proposições.