
INICIATIVA – Homenagem partiu do presidente da Casa, Eriberto Medeiros. Foto: Jarbas Araújo
A Assembleia Legislativa realizou, na noite desta terça (23), Reunião Solene para celebrar os 80 anos do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool (Sindaçúcar-PE), completados em 20 de novembro, e os 75 anos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Pernambuco, comemorados em 14 de outubro. A iniciativa das homenagens, que ocorreram no Auditório Sérgio Guerra, foi do presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP).
“Para que a cadeia sucroenergética do nosso Estado superasse dificuldades e alcançasse patamar de excelência, com produtividade cada vez maior, o trabalho de fomento e de representatividade desenvolvido pelo Sindaçúcar ao longo de oito décadas foi fundamental”, disse o parlamentar. “Já o Senac, em 75 anos, formou inúmeras gerações de profissionais altamente capacitados, investiu em infraestrutura de ponta, desenvolveu tecnologias educacionais, produziu conhecimento e transformou a vida de milhões de pernambucanos.”

FUTURO – “A economia de Pernambuco tem instituições com longevidade e, no que depender de nós, iremos sempre em frente”, disse Renato Cunha. Foto: Jarbas Araújo
Fundado em 1941, o Sindaçúcar-PE atua em prol da valorização e do crescimento do setor sucroalcooleiro. “Em que pese a sua imensa importância histórica, trata-se de uma cadeia produtiva que mantém extrema relevância para o desenvolvimento socioeconômico de nosso Estado”, registrou Medeiros. Ele destacou que o segmento emprega cerca de 90 mil pessoas de forma direta e aproximadamente 270 mil, indiretamente, em mais de 58 municípios.
Já o Senac está presente em mais de dois mil municípios brasileiros, tendo inaugurado a unidade de Pernambuco no ano de sua fundação, em 1946. “Já reconhecia a vocação e a obstinação do nosso povo para o comércio, bem como a importância econômica para o Nordeste”, frisou o presidente da Alepe.
Além da sede no Recife, a entidade conta, atualmente, com polos em Paulista (Região Metropolitana do Recife), Vitória de Santo Antão (Mata Sul), Caruaru e Garanhuns (Agreste), Petrolina e Serra Talhada (Sertão), nos quais oferta cursos de educação profissional a empresas e cidadãos.
Os deputados Antônio Moraes (PP), Aluísio Lessa (PSB) e Henrique Queiroz Filho (PL), que participaram da cerimônia, também enalteceram as duas instituições. “É motivo de muito orgulho, pois são entidades sérias e não é fácil, hoje em dia, chegar a tantos anos de atuação”, afirmou o progressista. “O Sesc é pujança e dinamismo, e o Sindaçúcar representa um dos setores mais antigos da nossa economia, que até hoje impulsiona as Matas Sul e Norte de Pernambuco”, evidenciou o socialista. “Homenagem mais do que justa em reconhecimento ao trabalho dessas organizações”, observou Queiroz Filho.

ORGULHO – “Ao longo de todos esses anos, o Senac acompanhou o desenvolvimento do Estado”, frisou Bernardo Peixoto. Foto: Jarbas Araújo
Ao final da Reunião Solene, foram entregues placas comemorativas ao presidente do Sindaçúcar-PE, Renato Cunha, e ao presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Pernambuco, Bernardo Peixoto. “Quero agradecer ao presidente Eriberto Medeiros e aos demais deputados por reconhecerem que a economia de Pernambuco tem instituições com longevidade e, no que depender de nós, iremos sempre em frente”, disse Cunha.
Por sua vez, Peixoto falou do orgulho em receber a homenagem: “Ao longo de todos esses anos, o Senac acompanhou o desenvolvimento do Estado. Nossos empresários são heróis pelo que fazem em um País tão complicado como o nosso. Muito obrigado a vocês”.