
ATIVIDADES – “Escolas experimentaram várias formas de viver o pensamento dele e refletir sobre as questões que coloca”, explicou Ana Selva. Foto: Giovanni Costa
A Alepe sediou, nesta sexta (8), a cerimônia de entrega dos prêmios do Concurso Cultural Paulo Freire – 100 anos em (con)texto. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Educação e Esportes em parceria com a Casa de Joaquim Nabuco e as demais entidades que compõem a Comissão Especial do Ano Legislativo Centenário Educador Paulo Freire. Participaram do certame estudantes de Ensino Médio e anos finais do Ensino Fundamental da rede pública estadual.
Veja a lista completa de vencedores da premiação
Ao longo de 2021, que marca o aniversário de 100 anos do Patrono da Educação Brasileira e de Pernambuco, foram promovidas diversas ações culturais e pedagógicas para estimular reflexões sobre o legado do educador no ambiente escolar. “Desde tertúlias dialógicas, círculos de cultura com discussões atuais, saraus, enfeitar a escola, ou seja, várias formas de viver o pensamento de Freire e de refletir sobre todas as questões que ele coloca”, explicou a secretária-executiva de Educação, Ana Selva.
A partir dessas atividades, adolescentes de todo o Estado produziram trabalhos artísticos sobre o pensamento freireano. Na categoria Cartão Postal, para alunos do Ensino Fundamental, foram premiadas duas obras de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e uma do Recife, de autoria da estudante do 9º ano Maria Edjane dos Santos. “Educação é a base do futuro, o que vai levar a mudanças”, disse.

LIÇÃO – Vencedor na categoria vídeo, Breno Vinícius acredita que “não tem saber mais ou menos, mas saberes diferentes que podem se complementar num só”. Foto: Giovanni Costa
Na categoria vídeo, para alunos do Ensino Médio, foram contemplados trabalhos do Recife e do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana; de Vicência, na Mata Norte; e de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. O estudante do 2º ano Breno Vinícius da Silva, de Vicência, foi um dos vencedores. Em sua obra, ele reflete sobre um diálogo que teve com o avô, que trabalha na roça e tem um jeito de falar diferente do dele. “É a gente ver que não tem saber mais ou menos, mas saberes diferentes que podem se complementar num só. Ter um País sem tanta desigualdade social é possível, basta querer”, acredita. Assista aos vídeos vencedores.
Além da premiação, foi realizada a entrega de placas comemorativas a pessoas e entidades que se destacam – ou se destacaram – por difundir e praticar o pensamento freireano. Receberam a homenagem o professor, escritor e cineasta Jomard Muniz de Britto; a ex-presidente do Centro Paulo Freire Maria Nayde de Lima; a Escola de Referência em Ensino Médio de Jatobá; o Instituto Capibaribe; e os professores da Universidade Federal de Pernambuco Lourival de Holanda, Edilson Fernandes e João Francisco de Souza (in memoriam), representado pela filha Carla.
Todos exaltaram o legado de Paulo Freire na luta pela educação de qualidade para jovens e adultos, especialmente entre os menos favorecidos. A diretora do Instituto Capibaribe, Mônica Antunes, ressaltou que o educador também preconizou a valorização da amorosidade e da verdade na formação humana. “Em um momento que se tem uma confusão sobre o que é verdade e o que é mentira em torno da figura do professor, é importante a gente reavivar o grande valor dele para a educação e a humanidade como um todo”, lembrou.

LEGADO – “Está provado que a filosofia dele traz um conteúdo muito importante de amorosidade, respeito e participação”, ressaltou Teresa Leitão. Foto: Giovanni Costa
Os membros da Comissão Especial foram agraciados com a placa comemorativa. A presidente do colegiado, deputada Teresa Leitão (PT), enfatizou a relevância de trazer Paulo Freire para dentro da Casa legislativa. “Está provado que a filosofia dele traz um conteúdo muito importante de amorosidade, respeito e participação. Esse legado é mantido até hoje, estudado e investigado, sendo a Assembleia também palco dessa discussão”, observou. “Já inauguramos o Memorial na Biblioteca da Casa e queremos deixar marcado que o Poder Legislativo de Pernambuco homenageou esse ilustre pernambucano.”