
ATUAÇÃO – Paulista está à frente do Comando Militar do Nordeste desde agosto de 2018. Foto: Giovanni Costa
Comandante militar do Nordeste desde agosto de 2018, o general de Exército Marco Antônio Freire Gomes recebeu, nesta quarta (1º), o Título de Cidadão de Pernambuco. A honraria é concedida pela Assembleia Legislativa (Alepe) em reconhecimento a pessoas que desenvolvem atividades em prol do Estado. Na ocasião, destacou-se a atuação dessa Força Armada, sob o comando dele, nas obras da Transposição do Rio São Francisco e de recuperação de estradas, além da Operação Carro-Pipa.
A Reunião Solene ocorreu no Gabinete da Presidência, na sede do Parlamento Estadual. Em discurso, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), expressou o agradecimento do povo pernambucano ao general, que “reúne todos os predicados para merecer a homenagem”. “Sua passagem à frente do Comando Militar do Nordeste (CMNE) ficará marcada. Para os nascidos nesta terra, que é o berço do Exército Brasileiro, o sentimento é de honra por tê-lo como conterrâneo”, enalteceu.
Autor do projeto de resolução que concedeu o título, o deputado Joel da Harpa (PP) enfatizou que, além da pessoa de Freire Gomes, a iniciativa reverencia o “grande trabalho social que o Exército desempenha em Pernambuco e no Nordeste”. O parlamentar citou o engajamento da instituição em programas como Soldado Cidadão, voltado à capacitação técnico-profissional, e Força no Esporte, de acesso a práticas esportivas no contraturno escolar, além da parceria com a Associação Beneficente Criança Cidadã.

INICIATIVA – Joel da Harpa enfatizou “o grande trabalho social que o Exército desempenha”. Foto: Giovanni Costa
Joel da Harpa também ressaltou a atuação do Exército em calamidades públicas e ações desenvolvidas para mitigar os efeitos da escassez de água no Interior, como a Transposição do São Francisco, perfuração de poços e construção de açudes. A Operação Carro-Pipa, segundo ele, fornece água potável para cerca de 660 municípios e 2 milhões de pessoas em todo o Semiárido nordestino. “O general Freire Gomes tornou-se um ícone quanto a trabalhos sociais de relevância para a população pernambucana, com humildade, prudência e sabedoria, focando sempre a dignidade e o respeito em favor da cidadania”, prosseguiu.
Ao ganhar o diploma, Freire Gomes lembrou a passagem anterior pelo Estado, no 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. Também contou que o pai, o coronel de Cavalaria Francisco Valdir Gomes, já falecido, era apaixonado por Pernambuco e chegou a comandar o Colégio Militar do Recife. “Recebo com muita honra este título, que nos traz a responsabilidade de corresponder à expectativa e ajudar a elevar o nome deste Estado”, frisou o general, que transferiu a homenagem a todos os soldados do Exército Brasileiro, especialmente os nordestinos.
Biografia

GRATIDÃO – “Sentimento é de honra por tê-lo como conterrâneo”, disse Eriberto Medeiros. Foto: Giovanni Costa
Marco Antônio Freire Gomes nasceu em 31 de julho de 1957, na cidade de Pirassununga (SP). Filho de cearenses, estudou nos colégios militares do Rio de Janeiro e de Fortaleza, ingressando, em seguida, na Academia Militar das Agulhas Negras. Foi declarado aspirante a oficial em dezembro de 1980. Sua primeira unidade foi o 10º Regimento de Cavalaria em Bela Vista (MS). Antes de assumir o cargo de comandante militar do Nordeste, em 21 de agosto de 2018, ele exercia o cargo de secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília (DF).
Durante a cerimônia, além do diploma do Título Honorífico de Cidadão de Pernambuco, o general ganhou uma réplica em miniatura do Museu Palácio Joaquim Nabuco, antiga sede da Alepe. Por sua vez, ele entregou a Eriberto Medeiros e Joel da Harpa uma moeda com o símbolo do CMNE. Sediado em Pernambuco, o Comando abrange oito Estados, onde estão localizados 80 quartéis.