
QUARENTENA – “Longe da escola, ambiente mais seguro que seus lares, jovens ficam confinados com agressores e isolados da rede de assistência.” Foto: Reprodução/Roberta Guimarães
Em discurso na Reunião Plenária desta quinta (21), a deputada Simone Santana (PSB) fez destaque ao Maio Laranja, campanha de incentivo à reflexão e à ação contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. A parlamentar alertou que esse tipo de violência, ainda recorrente no País, tem se tornado um problema ainda maior neste cenário de confinamento.
“Com a pandemia, vivemos um contexto em que todos os tipos de violência doméstica estão em crescente. Longe da escola – muitas vezes, mais segura que seus lares –, alguns jovens ficam confinados com agressores e isolados da rede de assistência”, registrou. Ela ressaltou, ainda, que grande parte dos abusos são cometidos por parentes ou pessoas próximas das vítimas.
Na avaliação de Simone Santana, a sociedade precisa conhecer a situação mais a fundo para, assim, combatê-la efetivamente. “O Disque 100 recebe, em média, 24 mil denúncias ao ano no Brasil. Em Pernambuco, são cerca de 2 mil. No entanto, sabemos que esse problema é muito maior, pois há vergonha, desconhecimento e medo envolvendo a vítima e seus familiares, o que acarreta subnotificação.”
Ainda com relação à violência que afeta crianças e adolescentes, a parlamentar lamentou o assassinato do jovem João Pedro, morto dentro de casa em uma comunidade do Rio de Janeiro. O estudante foi atingido por tiros disparados durante uma operação policial. “Uma sociedade em que o Estado mata crianças é uma sociedade doente”, concluiu.