
ABRIGO – Jô Cavalcanti defendeu contratação de leitos de hotéis pelo Poder Público para assegurar isolamento social de pessoas imunodeprimidas. Foto: Breno Laprovitera
O mandato coletivo Juntas (PSOL), em pronunciamento feito por Jô Cavalcanti na Reunião Plenária desta quinta (23), pediu às prefeituras de grandes cidades pernambucanas que garantam condições de higiene para a população em situação de rua. A deputada também defendeu a contratação de leitos de hotéis e pousadas pelo Poder Público, a fim de assegurar o isolamento social de pessoas imunodeprimidas.
Jô solicitou que banheiros públicos sejam mantidos abertos, em condições adequadas de funcionamento e com pias temporárias. “A falta de acesso da população de rua a condições de higiene é um problema crônico, que se tornou ainda mais grave depois do coronavírus”, afirmou. Ela também citou a decisão de cidades que contrataram locais para hospedar pessoas de baixa renda com HIV/Aids e outras comorbidades, que geram maior risco de agravamento em caso de infecção por Covid-19.
A parlamentar agradeceu ao Governo do Estado, que anunciou ter começado a pagar os cachês de artistas e grupos de cultura que integraram a programação do Carnaval de Pernambuco 2020. Efetivada pela Secretaria de Cultura e Fundarpe, a medida era reivindicada pelo mandato coletivo. “Isso é muito importante, pois os artistas estão sem condições de trabalhar”, observou.