Poder Legislativo de Pernambuco celebra 88 anos do Homem da Meia-Noite

Em 12/02/2020 - 21:02
-A A+

CARNAVAL – Homenagem a uma das mais antigas agremiações de Olinda foi proposta pelo deputado Clodoaldo Magalhães (E). Foto: Jarbas Araújo

Um dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, o Clube de Alegoria e Crítica Homem da Meia-Noite chega aos 88 anos de existência. Nesta quarta (12), a Assembleia Legislativa promoveu uma Reunião Solene em homenagem ao bloco carnavalesco, por iniciativa do primeiro-secretário da Casa, deputado Clodoaldo Magalhães (PSB). O personagem surgiu em 1932, e a agremiação é uma das mais antigas a circular pelas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Abrindo oficialmente a folia em Olinda, o desfile do Homem da Meia-Noite começa à zero hora do Sábado de Zé Pereira, com percurso de 3,5 quilômetros pelo Sítio Histórico. Com seu característico traje em verde e branco, o boneco gigante tem quatro metros de altura e pesa 50 quilos. Os carnavalescos Luciano Anacleto de Queiroz, Sebastião Bernardino da Silva, Benedito Bernardino da Silva, Eliodoro Pereira da Silva, Cosme José dos Santos e Manoel Joaquim dos Santos foram os responsáveis pela criação da alegoria.

No Carnaval 2020, a agremiação vai prestar uma homenagem à água. Com o tema “Chover”, o evento abordará, de maneira lúdica e criativa, a preservação desse recurso natural. Essa manifestação singular não se limita apenas a Olinda, pois o clube já participou de carnavais no Rio de Janeiro, São Paulo e cidades do Interior pernambucano.

Na abertura da solenidade, o presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), destacou que o bloco recebeu, por muito mérito, o Título de Patrimônio Vivo do Estado. “Que o Homem da Meia-Noite siga abrilhantando o nosso Carnaval”, frisou. O parlamentar passou o comando da cerimônia para a deputada Teresa Leitão (PT).

Para o primeiro-secretário da Alepe, o Homem da Meia-Noite é uma das maiores representações da cultura popular do Estado e uma das maiores expressões do povo pernambucano, trazendo consigo muita história. “Ele não é só gigante no tamanho, mas, principalmente, em carinho e afeto por parte dos foliões”, observou Clodoaldo Magalhães.

O presidente do bloco, Luiz Adolpho, recebeu da Casa de Joaquim Nabuco uma placa comemorativa. Em discurso, ele agradeceu a iniciativa do Legislativo pernambucano. “A homenagem é uma forma de reverenciar aqueles que fundaram a agremiação e um reconhecimento à cultura popular.”

Além da presença do boneco gigante, de músicos e passistas do clube, a Reunião Solene contou com a participação do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Assembleia Legislativa, que apresentou canções do repertório carnavalesco.