João Paulo lamenta aumento da concentração de renda

Em 12/02/2020 - 16:02
-A A+

DESIGUALDADE – “Chegou ao ponto em que os 22 homens mais ricos do mundo são donos de mais dinheiro do que todas as mulheres da África.” Foto: Roberto Soares

Relatório divulgado em janeiro pela Oxfam International, que atua globalmente no combate à pobreza, mostra que a concentração de renda vem aumentando no Brasil e no mundo. Os dados ganharam repercussão no pronunciamento do deputado João Paulo (PCdoB), na Reunião Plenária desta quarta (12).

Segundo o estudo, o número de bilionários dobrou no planeta na última década. Hoje, os 2.153 indivíduos nesse grupo reúnem mais recursos que 4,6 bilhões de pessoas, o equivalente a 60% da população mundial. “A concentração de renda chegou ao ponto em que os 22 homens mais ricos do mundo são donos de mais dinheiro do que todas as mulheres da África”, destacou João Paulo.

O parlamentar ressaltou, ainda, os números brasileiros. “A estimativa é de que levaremos 35 anos para alcançarmos a situação vivida hoje no Uruguai e 75 anos para atingirmos o patamar atual do Reino Unido”, comparou, criticando as políticas econômicas que vêm sendo promovidas pelo Governo Federal.

“Em pouco mais de um ano do Governo Bolsonaro, a distribuição de renda estagnou, os níveis de pobreza voltaram ao patamar de antes dos Governos Lula e Dilma, e a equiparação de renda entre homens/mulheres e brancos/negros vem recuando”, lamentou João Paulo.