João Paulo enaltece Dia Estadual do Frevo

Em 10/02/2020 - 16:44
-A A+

CULTURA – Parlamentar relatou a história do ritmo, considerado pelas Nações Unidas Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Foto: Roberto Soares

O deputado João Paulo (PCdoB) destacou, em pronunciamento na Reunião Plenária desta segunda (10), o Dia Estadual do Frevo, celebrado em 9 de fevereiro. No pronunciamento, ele relatou a história do ritmo, que é considerado pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, registrando que a data faz alusão à primeira vez que o termo foi citado pela imprensa, no ano de 1907.

Conforme historiou o comunista, o frevo nasceu no Recife, às margens do Rio Capibaribe, nos bairros de São José, Santo Antônio e Boa Vista, por meio da fusão de elementos de marchas, quadrilha, maxixe, tango, dobrados e polca. “Ele comove por sua grandeza musical, pela capacidade de soar sofisticado aos ouvidos e, ao mesmo tempo, chamar para a dança”, observou.

Também de acordo com João Paulo, quando o ritmo saiu dos ambientes fechados da classe média para as ruas, tornou-se uma música do povo, com caráter de resistência cultural. “Queremos o frevo vivo, dinâmico, antenado, mas sem perder os laços com a sua origem. Que seja universal, sem deixar de ser pernambucano. É a alma do nosso povo”, pontuou.

O parlamentar relembrou, ainda, as ações realizadas quando era prefeito do Recife para comemorar o centenário do frevo, em 2007, e para que o ritmo obtivesse o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Também falou sobre o projeto do Paço do Frevo, iniciado na sua gestão.