
INICIATIVA – A partir de uma solicitação do deputado Clóvis Paiva, Casa registrou o aniversário da instituição maçônica. Foto: Giovanni Costa
As ideias de liberdade, igualdade e fraternidade do Iluminismo, movimento intelectual que surgiu na França e se espalhou por toda a Europa e a América do Norte, chegaram a Pernambuco no final do século 18. Junto com elas floresceu, também, a maçonaria pernambucana, que recebeu, nesta quinta (19), uma homenagem da Assembleia Legislativa, A partir de uma solicitação do deputado Clóvis Paiva (PP), a Alepe registrou a passagem dos 93 anos da instituição maçônica Grande Oriente de Pernambuco (Gope) em uma solenidade.
O Gope foi fundado em 2 de dezembro de 1926, no templo da Loja Segredo e Amor da Ordem, sediada na rua da Aurora. Naquela ocasião, os maçons pernambucanos decidiram renovar sua aliança com o Grande Oriente do Brasil e criar uma obediência estadual que passaria a representar as lojas maçônicas no Estado.
Os integrantes celebraram um acordo de aliança fraternal e indissolúvel com o Grande Oriente do Brasil, ratificando a posição dos maçons pernambucanos na luta pela união da Ordem. Atualmente, o Gope reúne 86 lojas no Estado, sob a liderança do Grão-Mestre José Fernando Pereira da Silva.
Clóvis Paiva afirmou que o Grande Oriente de Pernambuco permanece firme e inabalável nos seus princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, lema gravado em seu brasão. “Acredito que a maior reverência que posso fazer é uma convocação para que hoje, como no passado, os maçons pernambucanos possam estar unidos e atuantes, para passarem a ser protagonistas da história e partícipes da construção do futuro”, ressaltou.
José Fernando Pereira da Silva recebeu recebeu uma escultura de um Caboclo de Lança, figura do Maracatu Rural confeccionada pelo artesão Sussula, de Tracunhaém. Em discurso, ele agradeceu a iniciativa do Poder Legislativo, lembrando “que a Loja Maçônica de Pernambuco é uma instituição que oferece instrumentos para que o indivíduo se torne cada vez melhor.” O Grão-Mestre Grande Oriente do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, também agradeceu a homenagem.