Assembleia lembra seis anos de morte de Reginaldo Rossi

Em 18/12/2019 - 22:12
-A A+
HOMENAGEM - Reunião Solene proposta pelo deputado Wanderson Florêncio reuniu vários artistas da música brega. Foto: Jarbas Araújo

HOMENAGEM – Reunião Solene proposta pelo deputado Wanderson Florêncio reuniu vários artistas da música brega. Foto: Jarbas Araújo

Um dos nomes mais conhecidos da Música Popular Brasileira, o cantor Reginaldo Rossi recebeu, nesta quarta (18), uma homenagem póstuma da Alepe. O artista faleceu há seis anos em decorrência de um câncer no pulmão. Por iniciativa do deputado Wanderson Florêncio (PSC), foi realizada uma Reunião Solene para reverenciar a memória do ídolo popular. O encontro reuniu covers do músico e artistas do gênero brega.

Reginaldo Rodrigues dos Santos nasceu em 14 de fevereiro de 1943. Foi estudante de engenharia civil por quatro anos, e ensinava física e matemática para ganhar uns trocados. Na juventude, sob influência de Elvis Presley e dos Beatles, ele decidiu seguir a carreira artística e, por muito tempo, foi crooner em boates do Recife. Em 1964, Rossi comandou o grupo The Silver Jets,  integrando-se depois à Jovem Guarda, época em que abriu muitos shows de Roberto Carlos.

O artista chegou a se mudar para o Sudeste para tentar a vida de cantor, mas não fez muito sucesso e retornou ao Recife. Compôs canções que embalaram festas de todas as classes sociais e ganhou o  título de Rei do Brega que, depois do sucesso da canção Garçom, foi reconhecido nacionalmente. Suas letras celebram o amor, a mulher, o Recife e a vida, com refrões simples e contagiantes.

“Há seis anos, o Brasil perdia um dos mais aplaudidos intérpretes da música brega. Não podemos esquecer que, além de cantar as dores e os amores, Reginaldo Rossi exaltou a nossa terra em suas músicas, tornando-se um grande divulgador das belezas de Pernambuco”, frisou o deputado Sivaldo Albino (PSB), que presidiu a solenidade.

Wanderson Florêncio lembrou que, como vereador do Recife, propôs a Lei 18.474/2018, instituindo 14 de fevereiro como o Dia Municipal da Música Brega. Segundo ele, a data coincide com o dia do nascimento de Reginaldo Rossi, que completaria 77 anos em 2020. “O cantor foi o primeiro a assumir as características desse estilo, ainda que muitos fossem contra. E fez isso com imenso orgulho, levando a música pernambucana para os principais programas de televisão e de rádio do País”, frisou o parlamentar. 

Em reconhecimento à contribuição dos que seguem a cultura brega, o deputado entregou certificados a 64 personalidades, incluindo o filho de Reginaldo Rossi, Roberto Rossi. Ele também recebeu uma placa comemorativa da Assembleia e agradeceu a homenagem, ao discursar em nome da família. “Essa iniciativa é uma forma de manter viva a memória do meu pai e de todos os artistas que vivem desse tipo de música, da qual ele foi precursor”, salientou.

A Reunião Solene ainda contou com apresentações musicais do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Alepe, e de artistas que entoaram canções do Rei do Brega.