Assembleia celebra três décadas de criação do Bope

Em 09/12/2019 - 21:12
-A A+
HOMENAGEM - Proposta pelo deputado Fabrizio Ferraz, Reunião Solene destacou missão da força especial da PM. Foto: Jarbas Araújo

HOMENAGEM – Proposta pelo deputado Fabrizio Ferraz, Reunião Solene destacou missão da força especial da PM. Foto: Jarbas Araújo

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) completa, neste ano, 30 anos de existência. Inicialmente criado sob a denominação de Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe), em 1989, o grupamento passou a adotar o nome atual em 2017. O aniversário foi celebrado, nesta segunda (9), em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Fabrizio Ferraz (PHS). 

Segundo os conceitos doutrinários da Polícia Militar, o Bope integra a força especial da corporação, sendo tropa de valor tático-estratégico com atribuições específicas. Fazem parte da missão do Batalhão o resgate de reféns, o trato com a criminalidade fortemente armada e a lida com presos de alta periculosidade. O grupamento é composto por agentes minuciosamente selecionados e rigorosamente treinados.

Sediado no bairro do Jiquiá, no Recife, o Bope atua em todos os municípios de Pernambuco. Age em situações de negociação policial, apoio cirúrgico aos batalhões de área na repressão a grupos criminosos mais organizados, assaltos a bancos, bem como em ocorrências que envolvam uso de explosivos. 

Para o deputado Joel da Harpa (PP), que presidiu a cerimônia, o Batalhão completa três décadas de ações voltadas para a defesa e o bem-estar da comunidade. “No combate aos crimes letais, o grupamento conseguiu reduzir as ações de bandidos no Litoral Sul do Estado. Aos bravos e dedicados policiais militares, a Alepe presta sua homenagem”, destacou o parlamentar.

“Em 30 anos de esforço e trabalho árduo, é inegável o impacto positivo que tem o Bope no campo de segurança pública do Estado. Nosso pleito se fundamenta na necessidade de reconhecer, fortalecer e incentivar o trabalho realizado pelo Batalhão. Seguiremos lutando na Assembleia por mais recursos e melhores condições de trabalho não só para o grupamento, mas para a Polícia Militar como um todo”, frisou Fabrizio Ferraz.

O Comandante do Bope, tenente-coronel Wellington Bezerra da Câmara Júnior, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. O militar agradeceu a iniciativa e lembrou que, neste ano, o Batalhão recebeu dois Votos de Aplausos da Casa. “Desde que o grupamento se transformou em Batalhão, temos recebido muitos elogios da população. A homenagem de hoje ratifica o reconhecimento ao nosso trabalho”, pontuou o oficial.

Durante a solenidade, o comandante entregou, como faz anualmente, certificados a algumas personalidades que apoiaram o grupo em 2019. A cerimônia ainda contou com o lançamento oficial do selo que marca os 30 anos do Bope, com a presença da superintendente dos Correios em Pernambuco, Deyse Viana Ferraz.