Comissão Especial da Caprinovinocultura promove debate no Agreste Central

Em 09/12/2019 - 18:12
-A A+
AUDIÊNCIA - Colegiado foi a Pesqueira discutir com produtores locais a realidade da cadeia produtiva. Foto: Roberto Pereira Jr./Divulgação

AUDIÊNCIA – Colegiado foi a Pesqueira discutir com produtores locais a realidade da cadeia produtiva. Foto: Roberto Pereira Jr./Divulgação

A Comissão Especial da Caprinovinocultura da Alepe realizou mais uma audiência pública para discutir a realidade da cadeia produtiva, dessa vez em Pesqueira, no Agreste Central. O debate foi promovido, na última sexta (6), no Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (Cedapp), que abrange 13 municípios e atende mais de 1,8 mil produtores da região.

Presidente do colegiado, o deputado Fabrizio Ferraz (PHS) destacou as potencialidades da caprinovinocultura no Agreste Central e do Sertão do Pajeú. Ele também defendeu novas alternativas que assegurem o desenvolvimento econômico do setor em Pernambuco. “Estamos diante de um segmento que tem uma potencialidade enorme, que vai além do leite e do corte. Um dos nossos maiores desafios, entretanto, é encontrar novos caminhos”, acredita. 

“O mérito dessa audiência é reunir todas as pessoas e instituições envolvidas para pensarmos juntos. Já estamos avançando, produzindo leis de apoio ao desenvolvimento da atividade no Estado”, complementou o parlamentar.

INCENTIVO - Dilson Peixoto anunciou que vai “reforçar o pedido para que o Governo contemple os produtores por meio das compras feitas para o Sistema Penitenciário e a Secretaria Estadual de Saúde”. Foto: Roberto Pereira Jr./Divulgação

INCENTIVO – Dilson Peixoto anunciou que vai “reforçar o pedido para que o Governo contemple os produtores por meio das compras feitas para o Sistema Penitenciário e a Secretaria Estadual de Saúde”. Foto: Roberto Pereira Jr./Divulgação

Para o vice-presidente da Comissão Especial, deputado Waldemar Borges (PSB), “aproximar os produtores do Poder Público é fundamental”. Ele anunciou, ainda, que irá se debruçar sobre a temática da caprinocultura leiteira. “Queremos ouvir as pessoas para identificar os pontos de estrangulamento da atividade e ver de que maneira podemos ajudar os produtores a superá-los”, informou.

O secretário estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, garantiu que há uma atenção especial do Governo do Estado para com o setor, colocando a pasta à disposição para firmar parcerias com o mercado externo. Já o secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, anunciou iniciativas do órgão para 2020. Ele afirmou que “irá reforçar o pedido para que o Governo contemple os produtores da caprinovinocultura, por meio das compras feitas para Sistema Penitenciário e para a Secretaria Estadual de Saúde”.

Também participaram da audiência pública representantes da Casa Civil, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Estado (Sindileite), da Associação de Caprinocultura do Pajeú, além de pequenos, médios e grandes produtores de caprinos e ovinos. Ao final da série de encontros realizada pelo colegiado, serão elaboradas propostas a serem apresentadas na Alepe e, posteriormente, encaminhadas ao Executivo.