
DENÚNCIA – “Vivemos uma fase especialmente trágica no País, com a escalada da violência contra minorias.” Foto: Roberto Soares
Celebrado no dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos motivou discurso do deputado João Paulo (PCdoB) na Reunião Plenária desta segunda (9). O parlamentar criticou as políticas e omissões do Governo Federal com relação ao tema e lembrou que o presidente Jair Bolsonaro foi denunciado por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional, acusado de incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas do Brasil.
“É a primeira vez que temos um presidente nessas condições. Vivemos, aliás, uma fase especialmente trágica no País com relação aos direitos humanos, com a escalada da violência contra minorias e o assassinato de indígenas e jovens de periferia”, pontuou o comunista. “Observamos, no Brasil, o desrespeito a vários princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento de grande valor para nossa convivência civilizada e pacífica”, acrescentou.
O deputado recriminou, ainda, as políticas do Governo Federal na área de meio ambiente. João Paulo destacou o aumento das queimadas na Amazônia, o derramamento de óleo nas praias nordestinas e a crescente liberação de agrotóxicos no País. “As questões ambientais estão interligadas ao direito à vida e dizem respeito não apenas aos brasileiros, como quer dizer Bolsonaro, mas a todo o mundo”, concluiu.