Resumo do Plenário: parlamentar denuncia caso de violência policial em Petrolina

Em 26/11/2019
-A A+

Agressões, uso de spray de pimenta e de soqueiras, e a prisão de artistas e personalidades participantes do evento cultural do Novembro Negro, realizado no último domingo em Petrolina, no Sertão do São Francisco, repercutiram na Reunião Plenária dessa terça, na Assembleia. A deputada Teresa Leitão, do PT, denunciou a abordagem violenta feita por policiais militares do segundo Batalhão Integrado Especializado, e que levou à detenção do vereador do PT Gilmar Santos e de outras três pessoas.

Segundo a parlamentar, a ação abusiva teria começado com o cerco a um homem suspeito de portar uma arma de fogo, o que não se confirmou. Ela solicitou audiência com o governador do Estado para pedir a apuração do caso e punição para os PMs envolvidos. “Durante a ação, outras pessoas foram agredidas também pela polícia que aspergiu spray de pimenta e usou soqueiras, ignorando, inclusive, a presença de crianças no local. Um verdadeiro vandalismo provocado por quem deve proteger as pessoas. O acontecimento reflete o modus operandi de uma segurança pública pautada no racismo e na intolerância.”

O deputado Marco Aurélio Meu Amigo, do PRTB, foi à tribuna exaltar o legado político do vereador Carlos Gueiros. Decano da Câmara de Vereadores do Recife, o parlamentar faleceu no último domingo, em São Paulo, vítima de complicações cardíacas. Segundo Marco Aurélio, o Legislativo recifense ficou mais pobre com a ausência de Gueiros.  “Gueiros era um desses parlamentares que colocava o Parlamento, a instituição, o Legislativo acima de tudo. Era um regimentalista, era um brigão, ‘arengueiro’, mas tinha um coração enorme e sempre atento aos movimentos, aos projetos que chegavam do Executivo. Ele tinha um cuidado de olhar, de estudar.”

Alberto Feitosa, do Solidariedade, apresentou Voto de Aplausos à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Ele comemorou a decisão da entidade de indicar o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, para a posição de bispo referencial da Comissão Regional de Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da CNBB Nordeste 2. Na opinião de Feitosa, o líder tem perfil ideal para ocupar o cargo no atual momento vivido pelo país, marcado por disputas religiosas e casos de intolerância.

Ainda durante a Reunião Plenária, Wanderson Florêncio, do PSC, foi à tribuna registrar as últimas atividades realizadas pela Comissão de Meio Ambiente da Alepe. O colegiado, presidido pelo parlamentar, promoveu audiência pública em Ibimirim, no Sertão do Moxotó, na semana passada. Na última segunda, a Comissão recebeu o administrador-geral do Arquipélago de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha, para esclarecer pontos do projeto do Poder Executivo que proíbe carros a combustão de circularem na ilha. Segundo Florêncio, o colegiado de Meio Ambiente tem dado respostas exigidas pela população, e mostrado que o trabalho parlamentar pode ser transformador na vida das pessoas.