Poder Legislativo celebra 194 anos do Diario de Pernambuco

Em 20/11/2019 - 21:11
-A A+
Reunião Solene em homenagem aos 194 anos de fundação do Diário de Pernambuco

RECONHECIMENTO – Vice-presidente do DP, Tadeu Aguiar recebeu da Alepe uma placa comemorativa em alusão ao aniversário. Reunião Solene foi proposta pelo deputado Alberto Feitosa. Foto: Jarbas Araújo

O jornal mais antigo em circulação na América Latina e o mais velho publicado em língua portuguesa no mundo completou, no último dia 7 de novembro, 194 anos de história. Para celebrar a longevidade do Diario de Pernambuco, a Assembleia realizou, nesta quarta (20), uma cerimônia que reuniu diretoria e funcionários do veículo de comunicação. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Alberto Feitosa (SD).

O Diario de Pernambuco foi fundado em 1825 pelo tipógrafo Antonino José de Miranda Falcão e funcionava na casa dele. Em 1903, o jornal mudou-se para a Praça da Independência, conhecida no Recife como Pracinha do Diario, onde permaneceu por 101 anos. Nesse período, em 1931, foi vendido para o consórcio Diários Associados.

Em 2004, o DP se instalou no bairro de Santo Amaro, ficando até 2016, quando ganhou uma nova sede, no Bairro do Recife. Em janeiro de 2015, o jornal teve 57,5% das suas ações compradas pelo Sistema Opinião de Comunicação e, em outubro do mesmo ano, o Grupo R2 passou a assumir 78% das ações do periódico. Em outubro deste ano, o Diario foi vendido para o empresário Carlos Frederico de Albuquerque Vital.

“A Assembleia Legislativa louva a trajetória desse venerável jornal em circulação ininterrupta há 194 anos. Data tão relevante não poderia passar despercebida por este Parlamento”, destacou o deputado Antonio Coelho (DEM), que presidiu a Reunião Solene. O parlamentar também ressaltou a capacidade, a competência e o profissionalismo dos gestores e jornalistas, ao lado dos demais colaboradores do veículo.

“A linha editorial do Diario tem sua base na veracidade das notícias. Nos quase 200 anos de existência, o jornal passou por mudanças no controle acionário, mas nunca abriu mão da responsabilidade de noticiar os acontecimentos e de manter a população informada”, assinalou Alberto Feitosa.

O vice-presidente do DP, Tadeu Aguiar, recebeu da Alepe uma placa comemorativa em alusão ao aniversário. O gestor agradeceu a homenagem e enfatizou que, ao longo de sua trajetória, o Diario ajudou a divulgar milhares de fatos do cotidiano, sempre se renovando para manter-se próximo ao leitor. “Seja no impresso, no portal ou nas redes sociais, o jornal preserva o compromisso com a informação, a credibilidade da notícia e, principalmente, com o cidadão”, salientou.

Entre os presentes à cerimônia estavam a editora-executiva do DP, jornalista Paula Losada, e o ex-diretor-presidente do veículo Joezil Barros. Durante a solenidade, também foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao jornalista Inaldo Sampaio, que morreu recentemente.