
AÇÃO SOCIAL – Iniciativa, idealizada pela Associação Oásis da Liberdade, que trabalha na recuperação de dependentes químicos, foi enaltecida por proposição do deputado Isaltino Nascimento. Foto: Jarbas Araújo
O Projeto Pedalando contra as Drogas já faz parte do calendário da Capital pernambucana e ajuda a dar visibilidade a uma causa que atinge diferentes classes sociais. É uma das ações da Campanha Recife sem Drogas, idealizada pela Associação Oásis da Liberdade (AOL), entidade que trabalha na recuperação de dependentes químicos. A partir de proposta do deputado Isaltino Nascimento (PSB), a iniciativa foi homenageada pela Assembleia em Reunião Solene na noite desta quarta (23).
A associação atua há 25 anos na prevenção ao vício, bem como na recuperação e reinserção social de dependentes. O grupo mantém sete núcleos em funcionamento e realiza diversas atividades, atendendo crianças e adultos, de acordo com o propósito de cada projeto. Um deles é o Pedalando contra as Drogas, cuja sexta edição ocorreu em setembro.
A ação contou com a participação de mais de dois mil ciclistas, entre o Centro do Recife e a Praia de Boa Viagem, num percurso de 16 quilômetros. Várias equipes de pedal, empresas e instituições têm dado apoio à iniciativa, que cresce a cada ano. Os alimentos arrecadados e a renda do evento são destinados à associação, de modo a garantir a manutenção do trabalho da entidade.
“Sabemos que uma boa causa agrega pessoas de bem, que se desdobram para ajudar o próximo e não medem esforços para alcançar o nobre objetivo. É o que tem ocorrido nesse projeto”, frisou o deputado Lucas Ramos (PSB), que presidiu a cerimônia. Ele reforçou que a luta contra as drogas é um desafio para toda a sociedade.
Nascimento afirmou que a Oásis da Liberdade realiza um trabalho social de extrema importância, recuperando dependentes químicos. “Esta homenagem é um reconhecimento ao trabalho da entidade, com destaque para o projeto Pedalando contra as Drogas que, além de mobilizar pessoas em um passeio ciclístico, arrecada doações para a manutenção das atividades”, enfatizou.
O coordenador do Pedalando contra as Drogas, Luiz Eustáquio, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. No discurso de agradecimento, ele disse que todos os que fazem a entidade ficam honrados com a homenagem. “Isso nos dá mais coragem para continuar com essa ação”, observou. Por iniciativa de Isaltino Nascimento, durante a solenidade, 43 pessoas e instituições receberam placas de agradecimento pelo apoio que têm dado ao projeto.