
ESPERA – Segundo o parlamentar, muitos dos acometidos por essa doença autoimune dependem de decisões judiciais para ter acesso aos remédios. Foto: Roberto Soares
Em discurso no Pequeno Expediente desta quarta (11), o deputado William Brigido (Republicanos) pediu ao Governo do Estado que disponibilize medicamentos para o tratamento de pacientes com esclerodermia. Segundo o parlamentar, muitos dos acometidos por essa doença autoimune em Pernambuco dependem de decisões judiciais para ter acesso aos remédios.
“Os dois principais fármacos utilizados no tratamento dos sintomas – Micofenolato de Mofetil e Bonsetana – têm preços médios de R$ 600 e R$ 4,5 mil, respectivamente, fator que impossibilita a aquisição por muitos doentes”, relatou. “Não é humano, nem coerente, muito menos econômico esperar judicializações para se adquirir esses medicamentos de uso contínuo”, acrescentou Brigido, explicando que a compra nesses casos ocorre sem licitação, encarecendo o processo.
O parlamentar informou, ainda, que o Micofenolato de Mofetil já é disponibilizado pela Farmácia do Estado para tratamento de pessoas com lúpus. “Basta incluir os pacientes com esclerodermia na lista de beneficiários. A providência irá poupar sofrimentos e mortes”, concluiu.