
COOPERAÇÃO – Honraria concedida a Eriberto Medeiros deu-se em razão da iniciativa do convênio entre a Casa de Joaquim Nabuco e o TRE-PE para a realização do curso Eleições Municipais 2020. Foto: Roberta Guimarães
O presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PP), foi homenageado, na noite desta segunda (5), com o Diploma do Mérito Acadêmico, distinção da Escola Judiciária Eleitoral de Pernambuco. A honraria é concedida desde 2018 a pessoas físicas e/ou jurídicas que se destacam na prestação de serviços à sociedade, em prol da difusão e consolidação da cidadania e do conhecimento. A homenagem fez parte da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, realizada no auditório do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no Recife.
No evento, que também marcou os 87 anos da Justiça Eleitoral de Pernambuco, foram entregues, ao todo, 47 honrarias, sendo 36 o número de condecorados com a Medalha Frei Caneca, nas categorias Ouro, Prata e Bronze. Entre as autoridades agraciadas na Classe Ouro estão o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros, o comandante Militar do Nordeste, general de Exército Marco Antônio Freire Gomes, e o diretor-geral da Globo Nordeste, Iuri Leite, entre outros.
O presidente do TRE-PE, desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, destacou que o presidente da Assembleia sempre manteve um bom convívio e entendimento com a Justiça Eleitoral de Pernambuco, fato reconhecido pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Delmiro Campos. Este ressaltou que a Alepe e o TRE decidiram dar as mãos para fortalecer a democracia no Estado.
Campos também disse que o diploma concedido ao presidente do Legislativo pernambucano foi motivado pela iniciativa do convênio entre a Casa de Joaquim Nabuco e o Tribunal para a realização do curso Eleições Municipais 2020, aberto em junho passado no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco. Uma nova edição acontecerá nesta quinta (8), em Caruaru, no Agreste Central. Para Eriberto Medeiros, a distinção conferida pela Justiça Eleitoral fortalece os laços entre as duas instituições e ajuda a disseminar conhecimentos sobre o processo eleitoral do próximo ano, com ênfase nas novas regras do sistema eleitoral.
A continuidade da colaboração entre o TRE e os deputados estaduais para incentivar os municípios a participar do recadastramento biométrico também está entre as ações destacadas pelo presidente da Alepe. Durante a cerimônia desta segunda, o Tribunal Regional Eleitoral ainda entregou uma placa comemorativa in memoriam ao deputado Guilherme Uchoa, que atuou como juiz eleitoral e exerceu seis mandatos na presidência da Alepe. O filho do político, deputado Guilherme Uchoa (PSC), recebeu a homenagem em nome da família, ao lado da viúva do parlamentar e da irmã, Giovana Uchoa.