
SERTÃO – Parlamentar destacou, especialmente, a escolha do artesão de couro Mestre Aprígio, de Ouricuri. Foto: Roberto Soares
O deputado Antonio Fernando (PSC) registrou a eleição, em julho, dos seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural. Em pronunciamento na Reunião Plenária desta segunda (5), ele destacou, especialmente, a escolha do artesão de couro Mestre Aprígio, de Ouricuri (Sertão do Araripe).
Nascido em 1941, em Exu, José Aprígio Lopes confeccionou, a partir de 1955, os chapéus de couro usados pelo conterrâneo Luiz Gonzaga. Ainda hoje continua em plena atividade. “A gente parabeniza seu Aprígio, que é muito importante para a Região do Araripe. Todos estamos muito lisonjeados com este prêmio”, expressou.
O objetivo do Concurso do Registro do Patrimônio Vivo é reconhecer, estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e das mestras e grupos de notório saber, almejando a transmissão de conhecimentos e de técnicas para alunos ou aprendizes. Os vencedores passam a receber bolsa vitalícia de R$ 1.600, no caso de pessoa física, e R$ 3.200, no caso de grupos (pessoas jurídicas).
Além Aprígio, foram eleitos: Mestre Saúba (brinquedos populares e mamulengos, de Jaboatão dos Guararapes); Maracatu de Baque Solto Cambinda Brasileira (Nazaré da Mata); Mestre Nado (artesão de instrumentos musicais feitos de barro, de Olinda); Assis Calixto (mestre de coco, de Arcoverde); e tribo indígena Carijós do Recife (caboclinho, do Recife).
Transposição – Antonio Fernando registrou, ainda, ter recebido a visita do deputado estadual paraibano Jeová Campos (PSB-PB), além de ter conversado por telefone com parlamentares das Assembleias Legislativas do Ceará, Guilherme Landim (PDT-CE), e do Rio Grande do Norte, Francisco do PT (PT-RN). O objetivo é articular uma frente parlamentar interestadual em defesa da transposição do Rio São Francisco. “Na próxima segunda-feira (12), eles estarão aqui no Plenário para o lançamento dessa iniciativa”, informou.
Por fim, o deputado elogiou a retomada da TV Alepe, que considera “um instrumento importante de divulgação do trabalho da Assembleia Legislativa”.