
INTERCÂMBIO – No primeiro semestre de 2019, Alepe recebeu visitas de embaixadores de Israel e Suíça, além de representantes da China, Portugal e EUA. Foto: Arquivo
A aproximação entre a Assembleia Legislativa e representantes diplomáticos e consulares foi um dos principais focos da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia em 2019. Neste primeiro semestre, o Legislativo pernambucano recebeu as visitas dos embaixadores de Israel e da Suíça, além de representantes dos consulados da China, Portugal e EUA. O colegiado responsável pela relação da Alepe com representantes governamentais e privados de outros países é presidido pelo deputado Romero Albuquerque (PP), e tem na vice-presidência a deputada Fabíola Cabral (PP).
Na visita do embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, realizada em 14 de fevereiro, a pauta foi o estreitamento dos laços daquele país com Pernambuco, com destaque para as tecnologias israelenses de combate à seca. “Podemos, por exemplo, levar o conhecimento de como enfrentar a seca que afeta o Nordeste, já que 85% da água que Israel utiliza vem de processos de dessalinização”, declarou o embaixador. Também em fevereiro, foi recebido na Alepe o embaixador da Suíça no Brasil, Andrea Semadeni, acompanhado pelo cônsul da Suíça no Recife, Rodolfo Fehr, e representantes da Swissnex – entidade governamental suíça que promove parcerias econômicas e educacionais com outros países.
A busca de integração comercial, educacional e tecnológica também foi salientada nas visitas dos representantes dos consulados da China e dos EUA em Pernambuco. “Infraestrutura, educação e cultura têm grande potencial para nossa cooperação no futuro”, declarou a cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, em visita realizada no dia 21 de março. “É uma grande honra que os deputados estaduais vejam o que estamos fazendo. Os recursos são limitados, mas buscamos usar de maneira eficiente para ajudar o povo de Pernambuco”, considerou o cônsul-geral dos Estados Unidos da América (EUA) no Recife, John Barrett, citando programas do Governo do Estado e da Prefeitura do Recife que recebem apoio do Consulado Americano.
Outro destaque entre as atividades da Comissão foi a entrega do prêmio “País Amigo de Pernambuco”, promovido anualmente pela Alepe. Neste ano, Estados Unidos e Portugal foram escolhidos para receber a comenda. A data prevista para a Reunião Solene de entrega do prêmio é 26 de agosto.

COORDENAÇÃO – O colegiado é presidido pelo deputado Romero Albuquerque. Foto: Arquivo
A Alepe também recebeu, em maio, o vice-cônsul Geral de Portugal em Recife, Marco Ferreira de Melo, e celebrou o Dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, em Reunião Solene realizada no dia 12 de junho. Em relação à República Portuguesa, um dos principais assuntos debatidos pela comissão foi o processo de implantação da Casa de Pernambuco – um espaço físico na Cidade do Porto, em Portugal, com a função de divulgar a cultura e impulsionar parcerias econômicas entre Pernambuco, Portugal e outras nações europeias. O espaço deve ser gerido em parceria por Governo do Estado, Prefeitura do Recife e comunidade portuguesa.
“À frente da Comissão de Assuntos Internacionais, vamos fazer o possível para que a Casa de Pernambuco comece a operar o mais rápido possível, funcionando como uma vitrine das riquezas culturais e das nossas potencialidades econômicas”, afirmou o deputado Romero Albuquerque, após reunião com o vice-cônsul de Portugal. A Comissão de Relações Internacionais também participou da homenagem ao cônsul-geral do Reino Unido no Recife, Graham Lewis Tidey, que recebeu o Título de Cidadão de Pernambuco em Reunião Solene realizada no dia 28 de março.