Simone Santana enaltece lançamento do Programa Criança Alfabetizada

Em 11/06/2019 - 17:06
-A A+
AÇÃO - “Pernambuco passa a ser um exemplo de como poderes públicos e sociedade podem se unir em torno da missão de trabalhar pelo desenvolvimento infantil.” Foto: Roberto Soares

AÇÃO – “Pernambuco passa a ser um exemplo de como poderes públicos e sociedade podem se unir em torno da missão de trabalhar pelo desenvolvimento infantil.” Foto: Roberto Soares

O lançamento do Programa Criança Alfabetizada, do Governo do Estado, foi destacado, no Grande Expediente da Reunião Plenária desta terça (11), pela deputada Simone Santana (PSB). A iniciativa propõe uma parceria com os 184 municípios de Pernambuco para garantir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade, e visa beneficiar cerca de 330 mil pessoas. Com seis eixos estratégicos, a ação busca trabalhar o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores.

Segundo a parlamentar, após ter conseguido obter a excelência na gestão relativa ao Ensino Médio, o Governo do Estado direciona seu foco para a primeira infância. “Pernambuco passa a ser um exemplo de como poderes públicos e sociedade podem se unir em torno da missão de trabalhar pelo desenvolvimento infantil”, pontuou.

Simone afirmou que a iniciativa é baseada no princípio de enxergar o indivíduo como um todo para que ele “aprenda a aprender”. Ao lembrar o que escreveu o educador Paulo Freire, a deputada ressaltou que “ninguém liberta ninguém, mas as pessoas libertam-se a si mesmas”. A socialista lembrou ainda que, a exemplo de outros programas voltados para a primeira infância, o modelo desenvolvido pelo Poder Executivo veio para somar e “deve ser muito bem-sucedido”.

Durante discurso no Pequeno Expediente, a deputada Dulcicleide Amorim (PT) também exaltou o programa. Para a petista, a ideia é fortalecer a criança no momento da alfabetização. “Estando bem alfabetizada, ela chegará ao Ensino Médio sem maiores problemas. O Governo do Estado está de parabéns pela iniciativa, que será o maior programa de educação infantil da história”, salientou.