Parlamentares manifestam repúdio a declaração de presidente contra turismo gay

Em 30/04/2019 - 18:04
-A A+

A declaração do presidente Jair Bolsonaro contra o turismo gay no Brasil foi repudiada pela deputada Simone Santana (PSB) e pelo deputado Diogo Moraes (PSB), na Reunião Plenária desta terça (30). No último dia 25, Bolsonaro declarou, num café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, que “quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade, mas o Brasil não pode ficar conhecido como paraíso do mundo gay”.

SIMONE - “Em uma só frase, o presidente conseguiu reforçar o discurso de ódio contra os homossexuais e incentivar o turismo sexual.” Foto: Roberto Soares

SIMONE – “Em uma só frase, o presidente conseguiu reforçar o discurso de ódio contra os homossexuais e incentivar o turismo sexual.” Foto: Roberto Soares

“Em uma só frase, direcionada aos turistas do mundo todo, o presidente conseguiu reforçar o discurso de ódio contra os homossexuais e  incentivar que os estrangeiros venham ao Brasil para praticar turismo sexual”, considerou Simone, em discurso no Pequeno Expediente. “Nosso País ainda carrega um estigma de estar aberto a esse tipo de exploração das mulheres, que também piora o número de casos de abuso sexual de crianças e adolescentes, principalmente as meninas.”

Diogo Moraes reforçou a manifestação de repúdio, em pronunciamento no Grande Expediente. “O discurso do presidente não somente falta ao respeito com as mulheres e o público LGBT, como mancha as boas iniciativas do turismo do nosso País. Temos tantas belezas e riquezas culturais, mas o chefe da Nação coloca as brasileiras na posição de meros objetos de entretenimento masculino”, lamentou.

O parlamentar defendeu o reforço em políticas de proteção de crianças e adolescentes, bem como uma maior fiscalização para impedir não só deste tipo de turismo, mas também as ocorrências de abuso sexual e de trabalho infantil no Brasil. “Devemos limpar esse mal de todos os cantos do Brasil, protegendo os mais fragilizados e expostos a situações de risco”, disse.

MORAES - “Fala não somente faltou ao respeito com mulheres e público LGBT, como manchou as boas iniciativas do turismo do nosso País.” Foto: Roberto Soares

MORAES – “Fala não somente faltou ao respeito com mulheres e público LGBT, como manchou as boas iniciativas do turismo do nosso País.” Foto: Roberto Soares

Moraes, por fim, elogiou as ações desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco no combate à exploração sexual e ao trabalho infantil. Ele citou como exemplos os canais de denúncias disponibilizados pela Secretaria da Mulher (0800.281.8187) e as políticas desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O discurso recebeu os apartes dos deputados Isaltino Nascimento (PSB), Juntas (PSOL), Priscila Krause (DEM) e João Paulo (PCdoB), todos críticos à postura de Jair Bolsonaro. “Afirmação fere a sociedade com uma visão de mundo arcaica e desvirtuada do papel da mulher na sociedade. A gente não pode admitir isso”, afirmou Krause. “É um governo totalmente desqualificado, que não tem respeito ao trabalhador, ao público LGBT e às mulheres”, acrescentou João Paulo.

Evento – Diogo Moraes voltou à tribuna, no tempo dedicado à Comunicação de Lideranças, para anunciar a 18ª edição do Festival do Jeans de Toritama, no Agreste. O evento ocorrerá de 2 a 4 de maio. “Faço um convite a todos para que prestigiem esse evento, que reunirá mais de 20 marcas, contará com 30 desfiles e apresentará diferentes atrações musicais”, destacou.