
PROCEDIMENTO – Decisão do colegiado de Assuntos Internacionais aconteceu após aprovação dos pareceres da comissão de avaliação da homenagem. Foto: Jarbas Araújo
Na reunião desta quarta (3), a Comissão de Assuntos Internacionais consolidou a escolha de Estados Unidos e Portugal para serem agraciados na edição 2019 do prêmio País Amigo de Pernambuco. A decisão aconteceu após aprovação dos pareceres da comissão de avaliação da homenagem.
O grupo foi formado pelos deputados Fabíola Cabral (PP), Romero Albuquerque (PP) e Gustavo Gouveia (DEM), que também integram o colegiado. Eles julgaram as seis indicações apresentadas por parlamentares e elegeram os vencedores deste ano. Foram observados os seguintes critérios: ter consulado, embaixada ou escritório consular no Estado e desenvolver ações em benefício dos pernambucanos nas áreas social, comercial e cultural.
De acordo com Fabíola Cabral, Portugal e Estados Unidos mereceram o reconhecimento do Poder Legislativo estadual. “É sempre bom valorizar e reconhecer países que contribuem com avanços, gerando empregos e fazendo projetos sociais. Essas nações realmente demonstraram ser parceiras de Pernambuco”, observou. Representantes das duas nações irão receber uma medalha comemorativa e um diploma em uma Reunião Solene, que deverá ocorrer no mês de agosto.