Assembleia homenageia 103 anos da Federação Pernambucana de Futebol

Em 26/06/2018 - 18:06
-A A+

CONQUISTA – Evento, que contou com uma palestra do cientista político Túlio Velho Barreto, também assinalou a passagem dos 60 anos do primeiro título do Brasil em copas do mundo. Foto: Sabrina Nóbrega

A Assembleia Legislativa prestou uma homenagem aos 103 anos da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), na manhã desta terça (26), durante cerimônia realizada no Auditório Senador Sérgio Guerra. O evento, proposto pelo presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PSC), e realizado por meio da Superintendência de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo, também assinalou a passagem dos 60 anos do primeiro título do Brasil em copas do mundo.

Na ocasião, o presidente da Alepe enalteceu a importância da FPF. “Em nome dos parlamentares da Casa de Joaquim Nabuco, parabenizo a entidade pela história que ela representa para o esporte e, mais especificamente, para o futebol pernambucano”, ressaltou Uchoa. O vice-presidente da entidade, Pedro Lacerda, destacou a trajetória da instituição ao longo desses 103 anos. “A Federação Pernambucana de Futebol tem um trabalho sólido e de relevância. É uma das mais antigas do País e presta grandes serviços ao futebol brasileiro”, frisou.

Convidado a participar da cerimônia, o pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco Túlio Barreto discorreu sobre a importância do futebol para a vida dos brasileiros. Segundo ele, o esporte é considerado um traço da identidade cultural do Brasil. “É sempre bom a gente ressaltar a dimensão desse esporte, principalmente num momento de Copa do Mundo, onde a nacionalidade está colocada em jogo.”

Ainda durante o encontro, o superintendente da Escola do Legislativo (Elepe), Sebastião Rufino, recebeu menção honrosa pelos anos dedicados à arbitragem de futebol. A mesma homenagem foi concedida à artista olindense Dona Del do Coco. Além deles, também compareceram ao evento a superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Legislativo, Cynthia Barreto; o diretor-executivo do Sport Club do Recife, Fernando Halinski, e alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, na Boa Vista.

MOSTRA – Além das homenagens, foi realizada a exposição “Memória do Futebol Contada em Caixinha de Fósforo”, com miniaturas dos momentos históricos do esporte. Foto: Sabrina Nóbrega

Exposição Além das homenagens, foi realizada a exposição “Memória do Futebol Contada em Caixinha de Fósforo”, idealizada por Gustavo Guimarães. A mostra traz miniaturas dos momentos históricos do esporte em todo o mundo, produzidas a mão e com material reciclavél. “Tudo começou como uma brincadeira de criança, em 1978. Uma paixão que foi passada de avô para neto. Foi então que eu comecei a confeccionar os goleirinhos e, logo após, tive a ideia de narrar a história do futebol mundial”, comenta Guimarães, que recebeu o reconhecimento da Casa pela iniciativa.