
CERIMÔNIA – Reunião Solene proposta por Ricardo Costa foi presidida por Teresa Leitão. Lucilo Varejão Neto recebeu placa comemorativa. Foto: Kerol Correia
Há meio século, o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (Ciee-PE) vem estabelecendo uma ponte entre os estudantes e o mercado de trabalho. Para comemorar os 50 anos da instituição, a Assembleia Legislativa promoveu uma Reunião Solene, na noite desta terça (15), por iniciativa do deputado Ricardo Costa (PP).
Em Pernambuco, o Ciee foi criado em março de 1968, dentro da Faculdade de Direito do Recife, por iniciativa do advogado e ex-prefeito de Olinda Germano Coelho. Além do programa de estágio, oferece cursos e oficinas, ministrados por instrutores voluntários. A sede, que fica no bairro da Boa Vista, conta com 31 salas e diariamente atende cerca de 350 estudantes. O centro também possui três unidades chamadas de Espaço Aprendiz.
“A entidade se propõe a dar condições aos estudantes de colocarem em prática o que aprendem na teoria, nas escolas e universidades”, observou a deputada Teresa Leitão (PT), que coordenou a cerimônia. A parlamentar parabenizou a instituição pelo cinquentenário e lembrou que a atuação do Ciee não se restringe à Capital pernambucana. “Atualmente, o centro conta com sete unidades na Região Metropolitana do Recife e outras cinco no Interior do Estado, levando oportunidades de estágio do Litoral ao Sertão”, frisou.
Conselheiro do Ciee, o deputado Ricardo Costa destacou que, “ao lado de Inês Borges Lins e de uma equipe dedicada e competente, Germano Coelho, com maestria, criou condições no ambiente de trabalho para que os jovens pudessem pôr em prática suas atividades teóricas”. “O Ciee é um importante mecanismo no desenvolvimento educacional do jovem brasileiro”, completou.
A entidade foi representada na Reunião Solene pelo presidente do Conselho de Administração, Lucilo Varejão Neto, e pela superintendente-executiva, Maria Inês Borges. “O reconhecimento da Assembleia ao trabalho do Ciee, nestes 50 anos, é uma honra imensa porque ele é uma instituição nacional, do Acre ao Rio Grande do Sul, que já inseriu no mercado de trabalho mais de 20 milhões de jovens”, enfatizou Varejão Neto.