
OPINIÃO – “Políticas públicas têm que surgir para beneficiar aqueles que enfrentam obstáculos.” Foto: Jarbas Araújo
Em discurso no Pequeno Expediente desta terça (10), a deputada Teresa Leitão (PT) criticou declaração feita pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), por meio do Twitter, a respeito das políticas afirmativas de acesso ao Ensino Superior implantadas pelas gestões petistas. Na avaliação do congressista, “não há demagogia mais explícita do que prometer diploma universitário a quem não concluiu um bom Ensino Médio”, fato que foi rechaçado pela petista.
“Políticas públicas têm que surgir para beneficiar aqueles que enfrentam obstáculos, os quais, via de regra, são de caráter social no Brasil”, defendeu Teresa. “Se um indivíduo nasce pobre, sem condição de ir para uma boa escola, ele tem que morrer assim? Claro que não”, acrescentou a petista, alegando que a avaliação do senador sobre educação é conservadora. “Cristovam Buarque nos dá um significado meramente instrumental da educação.”
Ainda segundo a parlamentar, as políticas de ampliação do acesso às universidades no Brasil vieram acompanhadas de melhorias no Ensino Médio, entre elas a expansão das escolas em tempo integral. “Felizmente, o tuíte foi fortemente combatido nas redes sociais, com a apresentação de experiências de pessoas que, não fossem por políticas afirmativas, jamais poderiam sonhar com o Ensino Superior”, concluiu.