Priscila Krause critica falta de manutenção em pontes do Recife

Em 20/03/2018 - 20:03
-A A+
Reunião Plenária

ESTUDO – Deputada citou trabalho da UFPE que apontou buracos, infiltrações, ferros expostos e guarda-corpos danificados nas pontes da Torre, do Derby, Motocolombó e Princesa Isabel. Foto: Jarbas Araújo

A falta de manutenção em quatro pontes do Recife foi o tema do discurso da deputada Priscila Krause (DEM), no Grande Expediente desta terça (20). Ela destacou um trabalho feito por dois estudantes de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que apontou buracos, infiltrações, ferros expostos e guarda-corpos danificados nas pontes da Torre, do Derby, Motocolombó e Princesa Isabel. A parlamentar informou que pedirá à Prefeitura do Recife um plano emergencial de manutenção dessas estruturas e ações de fiscalização do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

“Por essas pontes, que fazem parte da identidade da cidade, passam mais de 120 mil veículos por dia. Mas, mesmo assim, elas se encontram em situação de degradação enorme, o que demonstra o descaso com a segurança da população”, considerou Priscila Krause. “Algumas delas passaram por intervenções superficiais, nas quais nem argamassa colocaram nas rachaduras existentes. Há casos em que a comunidade no entorno nem sequer consegue se lembrar de qualquer manutenção realizada”, criticou.

A deputada revelou ter solicitado à Prefeitura do Recife cópias de relatórios recentes de inspeção técnica periódica das pontes do município. Em resposta, a gestão informou que “vistorias e elaboração de relatórios estão em curso, com previsão de conclusão para o mês de junho de 2018”. Para Krause, “se os documentos não foram apresentados é porque eles não existem, o que é uma demonstração grave de descaso com a cidade”.

A democrata anunciou que vai requerer um plano emergencial para as quatro pontes citadas ao prefeito do Recife, Geraldo Julio. “Também vou pedir ao MPPE que tome as providências cabíveis quanto ao acompanhamento dessa situação, para que a segurança do cidadão seja colocada em primeiro lugar.”

Em aparte, a deputada Teresa Leitão (PT) reforçou a cobrança feita por Priscila Krause. “A resposta dada ao pedido de informação é completamente descabida e revela desdém em relação ao nosso papel de fiscalizar o Poder Público”, comentou a petista.