
AULAS – Deputado havia protestado contra “teor pornográfico” de algumas ações do Projeto Semear. Foto: Roberto Soares
O deputado Adalto Santos (PSB) comunicou, em pronunciamento no Pequeno Expediente, nesta segunda (11), que a Secretaria Estadual de Educação determinou a interrupção de algumas atividades do Projeto Semear desenvolvidas pela Escola de Referência Arnaldo Assunção, em Caruaru (Agreste Central). Segundo o parlamentar – que havia protestado contra o “teor pornográfico” de ações do programa –, a informação foi dada pelo secretário Frederico Amancio.
“Cobramos providências ao Governo do Estado e, na última semana, o secretário de Educação nos atendeu. Houve compromisso dele de que aquelas aulas do Projeto Semear não aconteceriam mais”, destacou Santos. Ainda de acordo com o deputado, Amancio disse que “o conteúdo não era de conhecimento do governador Paulo Câmara e, assim que ele tomou ciência, proibiu esse tipo de aula”.
O Projeto Semear é uma iniciativa da Secretaria de Educação para promover o protagonismo juvenil nas escolas de referência. No entanto, em discurso no dia 27 de novembro, Adalto Santos alegou que a unidade de Caruaru expôs os alunos a “pornografias e situações que agridem os valores morais”.
“Em uma dinâmica realizada na ocasião, os alunos se apresentavam e eram tocados em uma parte do corpo. Em seguida, eram questionados se sentiam o desejo de tocar em alguma outra parte íntima”, relatou, na ocasião.