
REUNIÃO SOLENE – Iniciativa da proposição foi do deputado Jadeval de Lima. O Presidente da FAN, Cauby Morais, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Foto: Kerol Correia
Os atos de colaboração e solidariedade, que são a base do associativismo, funcionam como pilares da democracia. A liberdade de associação para fins lícitos está prevista na Constituição Federal de 1988 como um dos direitos fundamentais do cidadão. Fundada com o objetivo de defender os interesses do associativismo no Brasil, a Força Associativa Nacional (FAN) foi criada em 2014, em Minas Gerais. A entidade, que se expandiu para Estados de várias regiões do País, recebeu homenagem da Assembleia, na noite desta quinta (23), por iniciativa do deputado Jadeval de Lima (PDT).
“O trabalho da FAN já atinge milhões de pessoas no Brasil, que são beneficiadas pelas ações do socorro mútuo”, destacou o deputado Zé Maurício (PP), que coordenou o início da Reunião Solene. Para ele, “o associativismo promove transformações sociais, sobretudo, quando cria espaço para grupos excluídos da sociedade”.
Jadeval de Lima observou que a Força Associativa Nacional é a entidade que representa essas associações em todo o País. “São organizações sem fins lucrativos, que têm grande importância para a sociedade na geração de emprego, renda e dão oportunidade a muitas pessoas de fazerem a proteção de seus veículos, mediante o pagamento de pequenas taxas”, ressaltou.
O presidente da FAN, Cauby Morais, considerou ser uma honra estar em Pernambuco recebendo a homenagem. “Tivemos a felicidade de conhecer o deputado Jadeval, que permitiu, aqui no Estado, a construção de um entendimento com a sociedade sobre o que é o associativismo, o socorro mútuo e a proteção veicular”, afirmou.
Morais explicou que, diferentemente de um seguro, “no socorro mútuo não há o pagamento por um risco futuro”. “Por meio da solidariedade, nós nos juntamos e reparamos um problema que já aconteceu”, completou.
Em Pernambuco, segundo Morais, existem mais de 50 associações de socorro mútuo relativo à proteção veicular. “Estamos fazendo um trabalho de esclarecimento e de capacitação dessas entidades”, informou. O deputado estadual Cabo Júlio (PMDB/MG), autor do primeiro projeto no País para regulamentar essas associações, compareceu à cerimônia, que também teve entrega de placas e certificados.