ou

‘Alepe Cuida’ amplia atendimento de saúde bucal e contempla pacientes atípicos

Em 23/04/2025

Programa ‘Odontologia Inclusiva’ percorrerá o Estado para tratamento especializado em parceria com os municípios

 

O ‘Alepe Cuida’, programa da Assembleia Legislativa de Pernambuco voltado para atendimentos gratuitos de saúde e cidadania, terá um serviço especial direcionado para pessoas com deficiência. O ‘Odontologia Inclusiva’ será realizado em parceria com os municípios, instituições públicas e privadas, e percorrerá o Estado nos moldes do que a Assembleia Legislativa vem fazendo com o ‘Alepe Cuida’.

De acordo com a Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, o ‘Odontologia Inclusiva’ atenderá as necessidades de acordo com a demanda do município ou instituição solicitante, que definirá o público alvo. A ideia é atender 40 pacientes por dia, dadas as necessidades do grupo de pacientes contemplados pelo programa. O agendamento será realizado pelas entidades parceiras ou pela central telefônica da Alepe, garantindo ao usuário a melhor forma de acesso.

A decisão da Alepe em criar um programa específico para tratamento de saúde bucal voltado para pacientes atípicos surgiu após participação da Casa na 7ª edição do encontro promovido pelo Grupo Fazendo Acontecer, realizado no mês de março. Formado por mães de pessoas com Síndrome de Down, o grupo promove a inclusão, combate o capacitismo e busca garantir direitos e cuidados com a saúde desta população. O encontro marcou as comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, que acontece anualmente no dia 21 de março.

A Assembleia Legislativa foi chamada a participar e atendeu de imediato à solicitação do Fazendo Acontecer. Profissionais do ‘Alepe Cuida’ se juntaram a importantes parceiros da iniciativa privada e da Prefeitura do Recife, disponibilizando serviços de odontologia ao público-alvo do encontro. Segundo a Superintendência da Saúde da Alepe, essa ação revelou a necessidade de expandir o tratamento especializado para todo o Estado, surgindo assim o “Odontologia Inclusiva”.

De acordo com o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), a Assembleia segue firme no trabalho de ampliar a promoção de saúde para a população pernambucana, agora com atendimento odontológico destinado a pessoas atípicas.

“A iniciativa é marcada pela necessária inclusão deste público, com serviços especializados e ajustados à realidade dos municípios que serão atendidos pelo programa. Assim, com políticas pensadas para todos os segmentos, a Casa se conecta cada vez mais com a sociedade”, enfatizou Porto.


Alepe beneficia instituições sociais com alimentos arrecadados em ação solidária

Em 23/04/2025

Quase três toneladas de alimentos foram doados pelos participantes do PedalAlepe, evento que marcou as comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa

 

As organizações sociais Instituto Dom Helder Câmara (Idhec) e União de Mães de Anjos (UMA-PE) foram as beneficiadas com as quase três toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco no PedalAlepe, evento realizado no domingo (13/04) que marcou os 190 anos da Casa.

Com inscrições gratuitas, os interessados precisavam doar um quilo de alimento para confirmar participação no evento. A entrega dos alimentos foi feita pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário, deputado Francismar Pontes.

Fundado em 1984, o Instituto Dom Helder Câmara é uma organização sem fins lucrativos que busca preservar as obras do religioso na luta contra diversas formas de violência e opressão, promovendo a cidadania por meio da cultura e da arte. O Instituto é oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

Já a União de Mães de Anjos de Pernambuco promove assistência às famílias de crianças com microcefalia, vitimadas pela epidemia do Zika Vírus em 2015 e 2016.

Na entrega dos alimentos, realizada nesta terça-feira (22/04) no auditório Enio Guerra, na sede Alepe, o presidente Álvaro Porto reforçou a atenção da Assembleia Legislativa no acompanhamento das dificuldades pelas quais passam as mães de crianças com microcefalia. “Essa doação reforça o compromisso da Alepe com o voluntariado, além de amenizar a dor e a situação precária que a maioria dessas famílias passam”.

Diretora da UMA-PE, Germana Soares ressaltou que um dos principais auxílios oferecidos às famílias acolhidas pela instituição é a alimentação. Cada alimento que chega diminui um pouco as despesas, que já são enormes. É um alívio na rotina dessas mães, pais, crianças e famílias como um todo”, agradeceu.

No repasse dos kits de alimentos ao Instituto Dom Helder Câmara, realizado na última quarta-feira (16/04), o primeiro secretário Francismar Pontes pontuou a seriedade do trabalho realizado pela instituição em prol dos mais vulneráveis. “Nos sentimos parte desse processo e tornaremos essa ação anual, garantindo sua continuidade”.

A importância da parceria com a Alepe foi ressaltada pela diretora executiva do Idhec, Virgínia Pimentel. “É uma aliança que fortalece não somente a preservação da memória de Dom Helder. Trata-se de uma ação prática, que chega na ponta, nos jovens vulneráveis de áreas de risco, que encontram no contraturno escolar apoio, alimentação e encaminhamento para o mercado de trabalho”.

Esta foi a 3ª edição do PedalAlepe que este ano atraiu cerca de três mil ciclistas. Sucesso no calendário anual de atividades da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a iniciativa aborda sempre uma temática atual, a exemplo dos 200 anos da Confederação do Equador, celebrados no ano passado. Na ocasião, o percurso do pedal foi batizado de ‘Circuito Frei Caneca’, incluindo os locais e prédios históricos que marcaram o movimento revolucionário de lutas libertárias liderado pelo religioso em 1824, em Pernambuco.


Alepe faz mutirão de triagem para cirurgia de catarata

Em 02/04/2025

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV), abre nesta segunda-feira (31/03) os agendamentos do mutirão para triagem e tratamento de catarata. Serão oferecidos 300 atendimentos gratuitos à população. Os agendamentos serão realizados, exclusivamente, pela central telefônica da Assembleia no período de 31/03 (segunda-feira) a 04/04 (sexta-feira). Já os atendimentos serão realizados na semana seguinte, nos dias 07/04 (segunda-feira) e 08/04 (terça-feira).

O mutirão de triagem será feito no hall do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, na Rua da União, bairro da Boa Vista. Os agendamentos funcionarão nos horários de atendimento da Assembleia, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, pelos telefones (81) 3183-2424 e (81) 3183-2026. O mutirão acontecerá das 9h às 16h.

Não haverá consulta médica nesta primeira etapa. Os pacientes serão avaliados por técnicos da Fundação Altino Ventura, que farão os exames específicos de oftalmologia e os encaminharão à FAV para realização de consultas e cirurgias quando necessárias. Podem participar do mutirão pessoas a partir dos 55 anos.

A ação é coordenada pela Superintendência de Saúde da Alepe em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV). De acordo com o primeiro secretário da Casa, deputado Francismar Pontes (PSB), o mutirão é um importante alerta à população sobre os problemas de visão e a Assembleia vem contribuir para agilizar a realização de eventuais cirurgias de catarata.

“Nem todas as pessoas têm acesso aos serviços necessários para identificar a doença e solucionar o problema de maneira rápida e eficaz. A Alepe fará esse atendimento gratuitamente à população pernambucana”, enfatizou.

Na avaliação do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o diagnóstico precoce é essencial para evitar os problemas de visão, que muitas vezes levam à cegueira pela falta de um tratamento adequado.

Serviço:

Mutirão de combate à catarata
Onde: Sede da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Rua da União, Boa Vista
Agendamento: De 31/03 a 04/04 pelos fones (81) 3183.2424, (81) 3183.2026 e (81) 3183.2443
Atendimento: Dias 07 e 08/04, das 9h às 16h


Corpo dos Bombeiros apresentará ‘diagnóstico’ da Feira da Sulanca em audiência pública da Alepe

Em 26/08/2019

A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe promoverá audiência pública, nesta terça (27), sobre a situação da Feira da Sulanca de Caruaru. O evento contará com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros. Eles irão apresentar um relatório técnico sobre as condições estruturais do local e apresentar propostas voltadas ao aumento da segurança de trabalho na feira, que sofreu um incêndio no último mês de maio. A reunião será realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), a partir das 10h.

Para o presidente da Comissão, deputado Delegado Erick Lessa (PP), o momento será muito importante para aprofundar o debate junto aos comerciantes locais. “As decisões sobre os rumos da feira devem ser tomadas em conjunto com os mais diversos setores. Sulanqueiros, compradores, atacadistas e lojistas do entorno do Parque 18 de Maio, por exemplo, são atores de fundamental importância neste processo”, observou o parlamentar.

Empresários, comerciantes, representantes do poder público municipal e de entidades de classe, bem como organizações da sociedade civil em geral deverão estar presentes na audiência.

Em maio deste ano, o colegiado realizou uma visita técnica à Feira de Caruaru para fiscalizar as condições de segurança e articular ações com o intuito de dirimir as deficiências no local. De 2017 até este ano, foram registrados três incêndios naquela área. Segundo dados da Associação dos Sulanqueiros, a feira conta com aproximadamente 10 mil comerciantes cadastrados e um faturamento semanal da ordem de R$ 30 milhões.

 

Serviço

Evento: Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe sobre a Feira da Sulanca de Caruaru

Onde: Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). Rua Armando da Fonte, 15,  Maurício de Nassau, Caruaru

Quando: 27 de agosto, às 10h

 


Em iniciativa inédita, Assembleia percorre todo o Estado com o “Alepe nos Municípios”

Em 26/08/2019

Numa iniciativa inédita, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inaugura, nesta terça (27), o programa “Alepe nos Municípios”. A ação, que visa aproximar a Casa Joaquim Nabuco da população, percorrerá todo o Estado. O primeiro dos 184 municípios a receber o evento será Timbaúba, na Zona da Mata Norte. A reunião será realizada na Escola Técnica Miguel Arraes de Alencar, das 13h às 17h. 

Por meio dos encontros, o cidadão terá a oportunidade de conhecer melhor o papel dos deputados estaduais e a importância do que eles fazem em favor da população.

No decorrer do projeto, serão ministradas palestras em torno de temas como o papel do Legislativo na estrutura político-administrativa do Estado; as atribuições dos deputados, que são regidas pelas Constituições Federal e Estadual, além do Regimento Interno da Alepe; e de que forma a população pode contribuir com as ações parlamentares.

Além dos debates, o “Alepe nos Municípios” oferecerá serviços ao cidadão. Através da Ouvidoria Legislativa, serão colhidas sugestões e reclamações para que os deputados possam atender com soluções efetivas os problemas que afetam a população.

Segundo o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), a participação dos cidadãos é primordial para que o projeto cumpra seu objetivo maior, que é o de aproximar o Legislativo do povo. “Esperamos que as visitas aos municípios alcancem o maior número possível de pessoas, já que a Assembleia representa todos os pernambucanos e, muitas vezes, a grande maioria não tem conhecimento do que fazem os deputados”, ressaltou o parlamentar.