Alepe faz minuto de silêncio pela morte do ex-deputado Inaldo Lima

Em 30/08/2017 - 19:08
-A A+

UCHOA – “Ele participou da Assembleia Constituinte de 1988.” Foto: Roberto Soares

A Assembleia Legislativa prestou, nesta quarta (30), uma homenagem ao ex-deputado Inaldo Lima, 92 anos, por meio de um minuto de silêncio solicitado pelo presidente da Casa, deputado Guilherme Uchoa (PDT), durante a Reunião Plenária. Médico de formação, o político faleceu, na terça (29), em Olinda – cidade a que dedicou boa parte de sua militância. No Grande Expediente, o deputado Antônio Moraes (PSDB)  enalteceu a história e as contribuições do ex-parlamentar a Pernambuco.

Integrante do PMDB, Inaldo Lima ocupou vaga no Parlamento Estadual nos períodos de 1959 a 1971, quando foi cassado pelo regime militar, e de 1983 a 1991. “Nesse segundo momento, ele participou da Assembleia Constituinte de 1988, que elaborou a Carta Magna de Pernambuco. Ao todo, foram 20 anos desenvolvendo atividades como parlamentar”, lembrou Uchoa.

MORAES – “Dedicou atenção especial aos mais pobres.” Foto: Roberto Soares

Durante pronunciamento, Antônio Moraes falou da felicidade de ter convivido de perto com o ex-deputado e, ainda, enalteceu a forma sensível com que ele exercia a medicina. “Fui colega de um dos seus filhos e acompanhei a forma respeitosa como dr. Inaldo tratava todos. Era uma pessoa que, tanto como médico quanto como político, não fazia distinção, tendo dedicado atenção especial, inclusive, aos cuidados com os mais pobres”, elogiou.

Em apartes, Teresa Leitão (PT), Ricardo Costa (PMDB) e Marcantônio Dourado (PSB) enalteceram o perfil diplomático e conciliador do político. “À época da Constituinte, eu integrava o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública e ele era relator do capítulo sobre a educação. Sempre dialogou conosco e nos deu espaço para apresentação de emendas”, ressaltou Teresa. “Ano passado, num gesto de solidariedade, manifestou apoio à minha candidatura à Prefeitura de Olinda. Militantes como ele fazem falta no atual momento político”, destacou Costa. “Tive a chance de tê-lo conhecido antes de me tornar parlamentar e, depois, de atuar ao seu lado nesta Casa”, recordou Dourado.

Os deputados Adalto Santos e Waldemar Borges, ambos do PSB, também fizeram citações à trajetória de Inaldo Lima, durante seus discursos . “Pensando nos mais de 40 anos de vida pública dele, refleti sobre a passagem da vida e o momento de nos encontrarmos com o Criador”, salientou Santos. “Fez parte de grupo importante que, lá atrás, lutou contra a ditadura. Foi um homem incansável e dedicado, tendo trabalhado como médico até as vésperas de seu falecimento”, acrescentou Borges.