
PESQUISA – Para deputada, resultados poderão nortear gestores na execução de políticas de vigilância em saúde mais efetivas. Foto: Roberto Soares
Pesquisa publicada no início do mês, encontrando evidências da transmissão do vírus da zika pela muriçoca, mereceu elogios da presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputada Roberta Arraes (PSB), em discurso na Reunião Plenária desta terça (22). Segundo a socialista, os resultados do estudo poderão “nortear gestores na execução de políticas de vigilância em saúde mais efetivas”.
A parlamentar comunicou que irá apresentar Voto de Aplausos aos cientistas responsáveis pela descoberta, vinculados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. “Ainda que muito precise ser investigado, esse achado abre novos horizontes para os experimentos em torno de uma vacina para a doença”, sublinhou.
Roberta Arraes alertou que os órgãos públicos deverão, a partir da nova informação, reforçar o combate às endemias e o desenvolvimento de ações preventivas. Ela também pediu incentivos à ciência nacional. “Fazer pesquisa no Brasil ainda é um desafio. Precisamos fomentar o conhecimento para diminuir nossos problemas sociais.”