A Associação dos Comissários de Polícia Civil de Pernambuco, Acomp, completa 20 anos de atuação em 2017. A data foi celebrada em uma Reunião Solene na Alepe, nessa terça. A cerimônia contou com a presença de representantes da entidade, autoridades e parlamentares, como Eriberto Medeiros, do PTC, autor do pedido de homenagem. “É o comissário de polícia que, quando chegam os problemas nas delegacias, faz a triagem, os encaminhamentos. É uma pessoa importantíssima no dia a dia de cada delegacia. E esta associação, há 20 anos vem trabalhando, buscando melhorias, condições de trabalho e valorização do profissional que é o comissário de polícia.”
A Acomp foi criada em novembro de 1997, com o objetivo de representar os comissários de Polícia e fortalecer a classe. Com sede na Rua da Aurora, região central do Recife, a associação atua na busca de benefícios para a categoria junto ao Governo do Estado, e comemora conquistas como assistência jurídica, médica e programas de lazer. A entidade também realiza cursos de tiro e técnicas operacionais, voltados para a qualificação policial.
O presidente da Acomp, comissário George Fernando Ribeiro Neves, afirmou que a função é uma ponte entre a sociedade e as autoridades policiais: “O comissário de polícia é o elo entre o delegado e a tropa. Ele é o último nível da carreira de agente de polícia, então, após o delegado, ele é quem seria a segunda pessoa na hierarquia da delegacia de Polícia.”
Durante a homenagem, o deputado Eduíno Brito, do PP, que presidiu a solenidade, ressaltou o desempenho das mulheres comissárias, em especial às que atuam em quadros especializados, como a Delegacia da Mulher.