Alepe celebra 70 anos do Partido Socialista Brasileiro

Em 09/08/2017
-A A+

O aniversário de 70 anos do Partido Socialista Brasileiro foi celebrado nessa quarta em Reunião Solene na Assembleia Legislativa. De acordo com a autora do requerimento, deputada Laura Gomes, do PSB, a iniciativa partiu de toda a bancada da legenda. “Porque entendemos que o Partido Socialista Brasileiro tem uma vida orgânica. São 70 anos de muita luta, enfrentou duas ditaduras, tem seus ideais de liberdade muito fortes, e é preciso a gente também estar referenciando e convocando a militância para que a gente fortaleça cada vez mais não só a vida partidária, mas a linha programática do PSB.”

Fundado em 1947 a partir do movimento Esquerda Democrática, o PSB nasceu sob os ideais do socialismo e da liberdade. O primeiro prefeito eleito pelo partido foi Pelópidas Silveira, no Recife, em 1955. Durante o regime militar, a sigla foi extinta junto com os demais partidos, e foi refundada em 1985, por um grupo de estudantes e professores universitários. A nova formação pregava um meio termo entre o socialismo radical e a social-democracia. O presidente regional do PSB, Sileno Guedes, destacou que o papel de Pernambuco dentro do partido tem relevância nacional. “Pernambuco é justamente o estado que lançou para o Brasil as melhores experiências do PSB, a partir da liderança do governador Miguel Arraes e do governador Eduardo Campos. E hoje, pela continuidade desse legado pelo governador Paulo Câmara. Então o PSB é muito grande nacionalmente, e Pernambuco é muito grande dentro do PSB.

O evento também celebrou os dez anos de gestão do partido no Governo do Estado. O governador Paulo Câmara destacou os principais desafios para o futuro. “São datas a serem comemoradas, mas ao mesmo tempo sabendo que o exemplo precisa ser dado todo dia. Então a gente tem muito o que trabalhar, e que o PSB continue a sua trajetória em favor da população nos próximos anos, décadas, e quem sabe, a gente comemore daqui a pouco os seus cem anos de fundação.”  O evento contou com a presença de autoridades estaduais e figuras ligadas ao partido, além do prefeito do Recife, Geraldo Júlio.