Deputados visitam obras do novo Plenário do Poder Legislativo

Em 05/04/2017 - 16:04
-A A+
Visita do presidente, primeiro secretário e deputados da casa às obras do novo Plenário da Alepe.

CONSTRUÇÃO – Acompanhados de técnicos e parlamentares, o presidente da Casa, Guilherme Uchoa, e o primeiro-secretário, Diogo Moraes, anunciaram que o espaço deverá ser inaugurado em junho. Foto: Rinaldo Marques

Parlamentares visitaram as obras do Edifício Miguel Arraes de Alencar, que abrigará o novo Plenário da Assembleia, na Rua da União, bairro da Boa Vista, região central do Recife. Na manhã desta quarta (5), acompanhados pela equipe técnica responsável pela construção, o presidente da Casa, Guilherme Uchoa (PDT), e o primeiro-secretário, Diogo Moraes (PSB), aproveitaram a ocasião para anunciar a data prevista de inauguração do espaço: dia 14 de junho.

Uchoa destacou o empenho da Mesa Diretora e o trabalho da equipe de engenharia para a concretização da obra. “O novo prédio terá instalações modernas e eficientes, garantindo melhores condições de trabalho para os deputados e mais comodidade à população“, avaliou o presidente.

Com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída, o Edifício Miguel Arraes de Alencar contará com três plenarinhos (espaços onde são realizados os debates das Comissões Técnicas), um auditório com capacidade para 142 visitantes, salas de reuniões e de apoio administrativo, locais reservados à imprensa e estacionamento para 75 veículos.

Já o Plenário, que homenageará o ex-governador Eduardo Campos, será equipado com painel eletrônico. O dispositivo registrará todas as atividades parlamentares, como a presença dos deputados, o tempo dos pronunciamentos e o resultado de votações, por exemplo. Ele estará conectado às bancadas dos legisladores, computadorizadas e com controle biométrico.

Os mecanismos tecnológicos do espaço receberam elogios do primeiro-secretário. “Investimos em equipamentos modernos, que permitirão aos deputados ter controle de toda a sessão eletronicamente. Com melhores recursos, o legislador poderá trabalhar com mais eficiência, oferecendo respostas mais rápidas às demandas da sociedade”, avaliou Diogo Moraes.

A supervisora da obra, Patrícia Carrazzoni, explicou que a cúpula do Plenário, feita de aço, alumínio e vidro, permitirá um melhor aproveitamento da luz natural, garantindo economia. “A escolha de lâmpadas de led para iluminar o prédio também tem o propósito de reduzir o consumo de energia”, acrescentou.

A galeria destinada ao público que desejar acompanhar as Reuniões Plenárias terá capacidade para receber até 294 pessoas. Esse e todos os outros locais foram projetados para garantir a acessibilidade do edifício, equipado com elevadores e rampas que seguem os critérios estabelecidos pelos órgãos técnicos.

Outras obras –  O Edifício Senador Nilo Coelho, onde funciona o Anexo I da Assembleia, está em reforma. O espaço abrigará setores administrativos da Casa, estúdios de rádio e TV, novas salas para as Comissões Técnicas e um segundo auditório, com 98 lugares. Já o histórico Palácio Joaquim Nabuco, onde hoje se encontra o Plenário da Alepe, passará por restauro para, futuramente, funcionar como museu aberto ao público.