Socorro Pimentel cobra UTI neonatal para hospital de Ouricuri

Em 06/03/2017 - 17:03
-A A+

MORTALIDADE MATERNO-INFANTIL – De acordo com parlamentar, Sertão do Araripe detém os piores índices do Estado.Foto: Roberto Soares

A necessidade de implantação de uma unidade de terapia intensiva neonatal no Hospital Regional Fernando Bezerra, em Ouricuri, Sertão do Araripe, foi tema de pronunciamento da deputada Socorro Pimentel (PSL) durante a Reunião Plenária desta segunda (6). Segundo a parlamentar, o projeto original do hospital previa a oferta de cinco leitos dessa natureza na unidade de saúde – o que não foi atendido. As vagas seriam destinadas ao tratamento de bebês prematuros ou que apresentassem problemas ao nascer.

Socorro Pimentel lembrou que Ouricuri e região detêm os piores índices de mortalidade materna e infantil do Estado, e defendeu que se priorizem os investimentos em saúde na localidade. De acordo com a deputada, a instalação de uma UTI neonatal no hospital estaria orçada em R$ 675 mil. Já o transporte aéreo de enfermos para cidades vizinhas – alternativa a que se recorre, atualmente, pela inexistência da unidade no município – custa até R$ 30 mil por paciente. “É uma incompreensível contabilidade”, criticou.

A parlamentar apontou que a região já era considerada estratégica no enfrentamento da mortalidade materno-infantil desde o início do Programa Mãe Coruja, em 2007. “Fizemos visita ao Hospital Fernando Bezerra e, além da inexistência da UTI neonatal, também constatamos superlotação e falta de sala para recuperação de mulheres que fizeram partos cirúrgicos, o que as obriga a permanecerem em macas”, alertou.