
TRADIÇÃO – Milhares de lâmpadas de LED iluminam prédio-sede do Poder Legislativo. Foto: Jarbas Araújo
Tradição no Recife desde 2002, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inaugurou, nesta segunda (5), a iluminação de Natal do Museu Palácio Joaquim Nabuco. O evento contou com exibição do Coral Vozes de Pernambuco, formado por servidores da Casa, e do coral infantil Musicar. No Plenário, também houve uma Reunião Solene para o lançamento do livro 180 Anos: uma visão histórica de Pernambuco sob o olhar do Legislativo Estadual, elaborado pela Alepe, em parceria com o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).
O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa (PDT), ressaltou a tradição de iluminar o prédio-sede da Casa Joaquim Nabuco. “Renovamos e espalhamos o espírito natalino pela cidade. Nessa época de confraternizações, em que a bondade prevalece, a esperança de tempos de paz e a benevolência dos homens renascem”, destacou, durante a abertura da Reunião Solene. O parlamentar também reforçou a mobilização de servidores e deputados, a fim de arrecadar alimentos para doação.

OBRA – Reunião Solene marcou lançamento do livro 180 Anos: uma visão histórica de Pernambuco sob o olhar do Legislativo Estadual. Foto: Henrique Genecy
Na solenidade, a superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico do Poder Legislativo, Cynthia Barreto, fez a apresentação da obra lançada. Ela lembrou que, desde 2010, o Palácio Joaquim Nabuco passou a ser considerado instituição museológica pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Com a publicação desse livro, em dois volumes, reafirmamos o compromisso desta Casa de salvaguardar e zelar pela memória do povo pernambucano.” Ela entregou um exemplar ao presidente Guilherme Uchoa.
O presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, professor José Luiz da Mota Menezes, rememorou a história da edificação da Assembleia, que, na época de sua construção, no século 19, era um dos prédios mais altos da paisagem urbana do Recife. “O edifício é uma marca da cidade, um ponto de referência.” Sobre o livro, ele destacou que “imagens e textos em sintonia conduzem o leitor aos diversos acontecimentos que marcaram o Estado”. O professor ainda ressaltou o papel de cada parlamentar, ao longo de todos esses anos, na condução dos destinos do povo de Pernambuco.
Ao final da Reunião Solene, Uchoa anunciou o processo de tombamento do Museu Palácio Joaquim Nabuco, em comemoração aos 146 anos do assentamento da pedra fundamental do edifício histórico.
Decoração – Milhares de microlâmpadas LED, em diferentes cores, vão iluminar o Palácio até o dia 6 de janeiro de 2017. Um presépio natalino também foi montado nas escadarias do edifício histórico.
Como a sede do Legislativo Estadual está localizada em frente ao Rio Capibaribe, neste ano, a inauguração das luzes não contou com a tradicional queima de fogos de artifício, em razão da Lei nº 15.736/2016. A matéria, que restringe a realização de shows pirotécnicos perto de arrecifes, rios, riachos, córregos, barragens e açudes, foi sancionada no último mês de abril e é originária de um projeto de lei do deputado Everaldo Cabral (PP). A proibição ainda é extensiva a manguezais e zoológicos.