A deputada Simone Santana (PSB) divulgou, durante a Reunião Plenária desta quarta (24), a campanha lançada nessa terça (23) para arrecadar recursos para o Movimento Pró-Criança, que teve a sede no bairro dos Coelhos, no Recife, praticamente destruída por um incêndio, em agosto de 2014. No pronunciamento, a parlamentar também fez um alerta sobre a pesca predatória de lagosta em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
Simone ressaltou que o fogo consumiu quase toda a estrutura do local, além de equipamentos e livros “adquiridos com muito esforço pela entidade”. Segundo a parlamentar,o incêndio afetou, ainda, 700 dos 2,5 mil alunos da instituição. E, embora as atividades educativas e profissionalizantes tenham sido redistribuídas, as aulas deixaram de ocorrer diariamente e passaram a acontecer apenas duas vezes por semana. Para ajudar a arrecadar recursos para a reconstrução, com custo estimado em R$ 4,5 milhões, foi criado o site www.doeprocrianca.org.
Sobre a pesca predatória de lagosta no litoral de Ipojuca, a socialista disse que, no atual período reprodutivo das tartarugas, as redes instaladas ilegalmente por pescadores representam um risco adicional para as espécies, ameaçadas de extinção, que têm na região um berço para desova e busca de alimentos. Ela ressaltou que 23 espécimes de tartarugas foram mortos do início de agosto até agora e que, só no último fim de semana, quatro foram encontrados sem vida.
“Tanto no caso do Pró-Criança, quanto na situação da pesca predatória em nosso litoral, temos a capacidade, como parlamentares, de disseminar a informação e engajar os cidadãos e cidadãs por um Pernambuco mais cuidadoso com as pessoas e com o meio ambiente”, concluiu.