
PESQUISA – Município sertanejo apresentou índice mais alarmante no crescimento do número de assassinatos entre 2014 e 2015. Foto: Roberto Soares
O deputado Miguel Coelho (PSB) ocupou a tribuna, na Reunião Plenária desta quinta (14), para retomar o debate sobre o aumento da violência em Petrolina. O parlamentar citou estudo da Secretaria de Defesa Social (SDS) que registrou um crescimento de 57,6% no número de homicídios no município sertanejo entre 2014 e 2015 – a maior variação entre todas as cidades do Estado.
O socialista afirmou que tem se reunido com a população local desde o ano passado, e que o principal relato é sobre a falta de políticas para a segurança pública. Ele ressaltou a importância do reequilíbrio do programa Pacto Pela Vida e apontou a necessidade de esforços “não apenas do Governo do Estado, mas também do município e do Governo Federal para que haja uma participação conjunta no combate à criminalidade”.
Coelho também destacou a situação do município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, que, em relação à taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes, apresentou a realidade mais preocupante do Estado. A taxa passou de 62,5 para 80,66. “Será que é uma coincidência essa escalada ocorrer num período de problemas sociais e macroeconômicos nessas cidades?”, questionou.