Demora para reabertura da Barragem de Serrinha prejudica sertanejos

Em 05/10/2015 - 16:10
-A A+
BarragemdeSerrinha

REPRESA – Equipamento está sem funcionar há cerca de um ano, por problemas nas válvulas das comportas. Foto: Aluizo Nunes

Em discurso no Pequeno Expediente desta segunda (5), o deputado Rodrigo Novaes (PSD) anunciou que participará, amanhã, de um encontro do Comitê Gestor da Barragem de Serrinha, no município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. A reunião irá tratar da situação da represa, instalada no rio Pajeú. O equipamento está sem funcionar há cerca de um ano devido a problemas na qualidade da água e à existência de defeitos nas válvulas das comportas.

Dep. Rodrigo Novaes.

PRIORIDADE – Novaes quer que drama da seca no Sertão receba mais atenção do Governo Federal. Foto: Roberto Soares

Segundo o parlamentar, especialistas relataram que a presença de algas no rio não comprometeria o uso da água para a irrigação. “No entanto, sem as válvulas, o controle da água não pode ser feito. É preciso fazer uma licitação (para conserto dos dispositivos), que pode demorar e, enquanto isso, a população sertaneja sofre com a seca”, disse, criticando a falta de estrutura e de recursos do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), em Pernambuco.

Para o deputado, as verbas federais estão sendo investidas em áreas não prioritárias. “A Companhia Nacional de Abastecimento está custeando o envio de feijão a Argélia e a Cuba. Não sou contra ações humanitárias, mas acho que esse não é o momento”, ponderou, defendendo a aplicação destes recursos para melhorar as condições de vida dos sertanejos.