José Queiroz destaca lançamento de Pólo Farmoquímico de Caruaru

Em 05/05/1999 - 00:05
-A A+

O lançamento, anteontem, na Sudene, do projeto para instalação do Pólo Farmoquímico de Caruaru – o primeiro do gênero na América Latina –, foi destacado pelo deputado José Queiroz (PDT). Segundo ele, a iniciativa mostra a necessidade de se redirecionar o processo de desenvolvimento do Estado, acabando-se com a concentração de recursos na Região Metropolitana.

De acordo com Queiroz, esse “privilegiamento”, ao invés de trazer benefícios, gerou graves problemas, já que a falta de investimentos no Interior fez com que o homem do campo migrasse para a Capital. “O ‘Eldorado’ fantasioso transformou-se aqui em desemprego, miséria, marginalidade e prostituição, enfim, falta de quase tudo, agravando inclusive a qualidade de vida dos que já habitavam a metrópole”, criticou.

José Queiroz afirmou que a formação de eventuais pólos de desenvolvimento no Interior ocorrem à revelia de ações governamentais. Ele citou o caso de Petrolina, com a agroindústria e o pólo gesseiro. O Pólo Farmoquímico de Caruaru, segundo o deputado, é conseqüência da visão de que pode-se criar um ambiente propício para o desenvolvimento.

“Foi por acreditar no industrial Josimar Henrique, presidente da indústria de medicamentos Hebron, quando de minha passagem pela Prefeitura de Caruaru, que vimos prosperar a formação deste pólo de desenvolvimento”, afirmou Queiroz. De acordo com o parlamentar, a previsão de investimentos com o pólo é de R$ 750 milhões, com estimativa de gerar 3.500 empregos e um faturamento anual em torno de R$ 500 milhões. (Marconi Glauco)