A poluição ambiental em Jaboatão dos Guararapes, o desmatamento e a perfuração indiscriminada de poços artesianos foram alguns dos temas que movimentaram os trabalhos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa. O deputado Geraldo Melo (PMDB), apesar de não ser membro do colegiado, compareceu à reunião para fazer denúncias contra a Fábrica Portela, em Jaboatão. Ele sugeriu uma visita da Comissão àquele município, acompanhada de um técnico, a fim de verificar o despejo de gases poluentes na cidade e a degradação do rio Jaboatão.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Bruno Rodrigues (PPB), e os demais parlamentares presentes à reunião Teresa Duere (PFL), Manoel Ferreira (PPB) e José Queiroz (PDT) ouviram atentamente as denúncias de Melo.
Segundo o parlamentar, apesar de a Fábrica Portela estar poluindo menos o rio Jaboatão, ele já não tem mais vida. “Os níveis de oxigênio chegaram a zero”, ressaltou Melo, que, além de propor uma visita ao município, também sugeriu que se convide a direção daquela empresa para prestar esclarecimentos à Comissão.
“A Assembléia Legislativa tem que defender essa causa e ninguém melhor do que a Comissão de Meio Ambiente para fazê-lo”, prosseguiu.
O deputado José Queiroz defendeu a idéia de que se convide a CPRH para que o problema da poluição em Jaboatão seja amplamente discutido. Na opinião dele, essa Comissão é a mais importante da Assembléia, embora sua atuação seja discreta.
A deputada Teresa Duere concordou com Queiroz e chamou a atenção para outros temas atuais, que, na sua visão, merecem ser discutidos pelo colegiado: a perfuração indiscriminada de poços artesianos, o lixo e a desertificação em Pernambuco. “A desertificação é o nosso maior inimigo, hoje em dia”, advertiu.
Bruno Rodrigues também propôs uma visita ao Veneza Water Park, em Maria Farinha, a fim de que se verifique qual o impacto desse empreendimento no meio ambiente da região. Ele justificou a preocupação por se tratar de uma área com manguezais. Na próxima quinta-feira, por sugestão do deputado Antônio Moraes (PSB), a Comissão trará o prefeito de Limoeiro, Luís Heráclio do Rego Sobrinho, para um debate sobre o desmatamento na região. (Cláudia Lucena)